Impactos do isolamento social à saúde mental

Na obra "Dom Quixote", o personagem protagonista, criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, entra em um estado de reclusão que o conduz ao enlouquecimento pelo fato de desfazer-se de contatos sociais, embrenhando-se nas aventuras dos romances de cavalaria. De modo análogo, a pandemia decorrente do novo Coronavírus, apresentou um cenário de isolamento que minimiza o contato direto entre as pessoas, o que pode acarretar em efeitos nocivos ao bem-estar psicológico e à saúde mental.

Apesar das vantagens comprovadas do isolamento social na busca pela contenção do vírus, um dos maiores desafios enfrentados por todas as classes e faixas etárias nesse período que se consolidou como um verdadeiro obstáculo, foi o cuidado com a sanidade e com a saúde psíquica e emocional. De acordo com dados da OMS, as taxas de depressão e ansiedade cresceram em quase 50%. Tal estatística é motivada majoritariamente pelas incertezas trazidas pelo fenômeno histórico com o qual o mundo precisou aprender a lidar, como a angústia em relação aos alarmante número de mortes; instabilidade financeira e desempregos; medo; insônia; falta de perpectivas para o trabalho, estudos, futuro e para a solução da crise.

Juntamente com os fatores que influenciam negativamente a saúde mental da população, encontra-se a maior aproximação com familiares, e o fortalecimento de vínculos por meio da hiperconvivência, o que proporciona maior quantidade de momentos de interação com um círculo reduzido de pessoas, suscitando atritos e desentendimentos. Ademais, o exercício da individualidade, induziu a um sentimento forçado de solidão, que com o auxílio de atividades construtivas recomendadas, como leituras passatempos contra o estresse e afazeres prazerosos, pode ser convertido em solitude, isto é, o reconhecimento da própria companhia como fonte de inspiração e produção.

Diante de uma situação que ocasiona abalos em relação à afetividade e que guia rumo ao questionamento do ser e sua existência no mundo, é fundamental o entendimento de que o ser humano é um ser social, que pauta seu viver em uma relação de dependência com o outro, e a partir dessa premissa, aceitar o momento crítico que está desafiando o mundo em todos os setores. É imprescindível estabelecer diálogos com pessoas de confiança, amigos e familiares, tendo a tecnologia como aliada, assim como o maior incentivo à consultas e apoio psicológico por meio de salas de bate-papo e das redes sociais, unindo a conscientização às plataformas digitais e contribuindo deste modo, com a diminuição do desequilíbrio mental em todas as esferas.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 24/08/2020
Código do texto: T7045109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.