Desafios acerca do saneamento básico no Brasil.

Com frequência, comenta-se que todos os indivíduos de uma sociedade devem possuir a mesma importância na realização de direitos básicos, entretanto, percebe-se que sobre a questão de saneamento básico na sociedade brasileira ocorre uma extrema desigualdade, onde mais de 45% da população não possui acesso a coleta de esgoto e água potável. Logo, torna-se evidente a falta de estrutura governamental para resolver determinado problema

Primeiramente, não é tolerável o descaso governamental pela proteção e cuidado da sociedade em relação a precariedade do saneamento básico. A coleta de lixo, por exemplo, é um direito básico da população, entretanto, quase metade dos brasileiros não têm acesso a esse privilégio, o que causa prejuízos enormes a saúde da sociedade afetada, uma vez que o ambiente hostil favorece a propagação de doenças e proporciona uma elevação na taxa de internação, principalmente em cidades que possuem um baixo IDH.

Convém lembrar que, além do fator humano, a falta de cuidado com o serviço básico da coleta e tratamento de esgoto traz consequências irreversíveis ao meio ambiente. Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), mais de 80km de rios já estão sofrendo com a poluição devido á falta de tratamento adequado, tal fator que ocasiona a extinção de diversas espécies aquáticas, além de contaminar reservas subterrâneas que possuem extrema importância na utilização da água potável.

Torna-se evidente, portanto, que a falta de acesso a serviços básicos é algo extremamente nocivo ao meio ambiente e a população. Em resumo, cabe ao governo, promover o envio de políticas públicas para as cidades, com a liberação de recursos financeiros visando a melhor condição de vida para todas as regiões, assim, poderemos construir um país melhor e mais desenvolvido.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 26/08/2020
Código do texto: T7047134
Classificação de conteúdo: seguro