Acalmando a depressão através da Palavra

Quem algum dia não passou por um momento na vida com uma tristeza profunda?

A escritora aqui, passou por muitos momentos angustiantes e por essa razão escrevo na perspectiva de quem já sentiu. Não tem abordagem profissional, embora que, sinto que aprendi muito com as terapias e também desaprendi a não depender delas para esta situação.

A busca de uma ajuda eficiente, eu recomendo. Mas a busca maior para minha realidade foi o conforto e o consolo em Deus.

Na Bíblia, que é a Palavra Viva de Deus aos nossos corações, encontramos muitos textos que nos traz esperança.

Embora aqueles que não acreditem nesta força maior, podem desfrutar das palavras de Deus, que são verdades ao nosso coração.

"Por que você está assim tão triste,

ó minha alma?

Por que está assim tão perturbada

dentro de mim?

Ponha a sua esperança em Deus!

Pois ainda o louvarei;

ele é o meu Salvador e o meu Deus".

Salmos 42:11

O salmista sabia que a esperança estava em Deus, mesmo que ele estivesse passando por um momento de tamanha perturbação. Encontra um bálsamo naquele que é motivo de seu louvor.

Deus é aquele que pode tudo. Além de nos dar esperança, Ele faz nossa alma transbordar desse sentimento.

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo".

Romanos 15:13

Mas por que passamos por tamanha tribulação, que nos faz perder o sono, rouba a nossa energia, o nosso sorriso e até mesmo a fé fica abalada?

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração".

Romanos 12:12

A palavra de Deus é clara: sejam pacientes. O que precisamos fazer é sermos pacientes. Ainda assim, a palavra ensina que não podemos desistir da oração. Essa paciência encontraremos em atitude de humildade diante de Deus, de joelhos, em sintonia com o Pai, em uma conversa franca com Aquele que nos entende antes mesmo de pronunciar qualquer palavra. Aquele que conhece todos os nossos pensamentos e caminhos.

Alegrem-se na esperança que está em Deus!

"De manhã ouves, Senhor, o meu clamor;

de manhã te apresento a minha oração

e aguardo com esperança".

Salmos 5:3

Mais uma vez o salmista nos ensina, que deveremos clamar, apresentar as nossas queixas diante de Deus, e aguardar. Mas é um "aguardar" com esperança.

Portanto, acalma seu coração, entrega o seu caminho ao Senhor, confia nele de todo o coração, e o mais Ele fará.

Sim, muitos momentos vivi com a tal depressão, mas a minha esperança estava apoiada em Deus, aquele que me escutou desde o ventre de minha mãe.

Tenha um bom domingo!