Como se lê e o que é literatura no ano de 2020?

A palavra literatura é etimologicamente proveniente do latim, sendo que o prefixo lettera, remete à letra, e a composição do vocábulo, a um cultivo da palavra escrita. Analogamente à origem da palavra, o conceito ao qual o exercício da literatura se aplica na contemporaneidade, vem enfrentando desafios na busca por sua firmação como atividade prazerosa que transcende em muito, o âmbito do mero entretenimento.

As atividades humanas variam com o passar do tempo, modernizando-se e adaptando-se às demandas sociais para que permaneçam de alguma forma, presentes no mundo, e a literatura não foi uma exceção.

Apesar da tendência atual ao declínio do fazer literário e da importância concedida à leitura e à escrita, motivada principalmente pela evolução dinâmica e tecnológica do mundo, aliada a um modelo de vida que desconsidera a leitura como um exercício essencial ao crescimento pessoal e humano, dados apontados pelo 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, evidenciam que entre março e abril, os e-books e vendas on-line de livros físicos aumentaram, o que demonstra um momento específico que se tornou propício à produção artística de forma geral, com a literatura nela inclusa, além da disseminação de conteúdos dos mais diversos gêneros, por meio de mecanismos tecnológicos que facilitam e democratizam o acesso.

A singularidade do período em que a humanidade vive no ano de 2020, no qual os indivíduos veem-se cercados por uma série de desafios de cunho social e emocional, tanto em relação às dificuldades impostas pelo isolamento, quanto à saúde mental posta em prova pelo medo constante e pela adaptação à rotinas mais reclusas, exigiu um maior contato com tudo aquilo que possa afastar ao máximo, o ser humano de uma realidade incerta. Entre um dos elementos capazes de inseri-lo em um mundo alternativo e estabelecer com ele, vínculos de identidade por meio de personagens, com mensagens claras de que o ser que sofre não está sozinho, mas que até mesmo os heróis das histórias passam por obstáculos, está a literatura, que assim como em outros momentos críticos e desafiadores, cresceu com todo seu potencial, e tem mostrado agora, de forma acentuada, sua imprescindibilidade em uma oportunidade para que o mundo reavalie o valor dado a ela.

Diante dos avanços alcançados que permeiam a atualidade, é fundamental a compreensão de que a literatura trata-se da memória escrita do mundo, consistindo em uma atividade humana existente desde as mais antigas civilizações, sem a qual dificilmente o mundo teria evoluído. A escrita é um ato revolucionário que não marcou somente a passagem da Pré-história para a Idade Antiga, mas possibilitou a persistência de conhecimentos que com o tempo foram aperfeiçoados e serviram de base para novas descobertas. Tendo o fazer literário ativo, como produto final da manifestação humana e de seus anseios artísticos, poéticos e filosóficos capazes de nos fazer refletir, emocionar e nos transportar rumo a inimagináveis dimensões até então desconhecidas.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 21/09/2020
Código do texto: T7068876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.