Porque uma relação marroquino-israelense!

David Fischer, o embaixador dos Estados Unidos da América no Reino do Marrocos frisou ao dizer que Marrocos e a América têm selado ano passado um acordo histórico , através da retomada das relações com Israel, considerado um dos aliados mais próximo de Washington.

O embaixador americano, numa entrevista coletiva, segunda-feira passada, antes de deixar Rabat, após o fim de suas funções diplomáticas, informou, as partes após aderir aos "Acordos Ibrahim", a parceria com Israel, podendo estabelecer as regras de estabilidade na região, proporcionando novas oportunidades comerciais.

Esclarecendo o embaixador que Israel não vai parar apenas nas fronteiras de abertura de escritórios a Rabat e Tel Aviv, mas desenvolver parcerias no sentido de abertura de embaixadas em breve.

Fisher tem tratado de investidores israelenses com contatos através dos marroquinos, promovendo o turismo entre os dois países, cujos "Acordos de Ibrahim vão continuar manter um crescimento econômico nos próximos anos entre todos os países e parceiros, Marrocos e Israel, levando a investir entre as partes".

Em sua resposta às perguntas da imprensa, o embaixador americano ressaltou que o retorno das relações marroquino-israelense vai ajudar a encontrar uma saída para o conflito palestino-israelense, dentro da solução de dois estados, lembrando que Washington apóia negociações entre Palestina e Israel.

Em resposta ao atraso na abertura dos dois escritórios entre Rabat e Tel Aviv, o Embaixador Fischer disse que o acordo visa a desenvolver as relações “sem durar muito de noite para o dia, mas sim levar muito tempo, as discussões, sem dúvida, vão continuar visando os dois escritórios no Marrocos e Israel.

Tendo falado sobre a equipe israelense que se engaja no campo estratégico com o Marrocos, cuja informação em relação "ao trabalho com Tel Aviv e Rabat, desenvolvendo este acordo ainda mais".

Tal embaixador americano, no seu esclarecimento, sobre o acordo em termos de algumas medidas administrativas e legislativas, podendo abrir novos horizontes escritórios, cujos"milhares de israelenses de origem marroquina, entusiasmados e ansiosos para apoiar as representações diplomáticas entre os dois países, como as embaixadas, facilitando as visitas".

Um atraso na abertura dos dois escritórios, entre Marrocos e Israel, tem sido anotado, depois do prazo revelado o chanceler Nasser Bourita, na margem da visita da delegação israelo-americana a Rabat.

Diante de tudo isso, a Corporação de Transmissão de Israel declarou a nomeação de David Goffrin, ex-embaixador de Israel no Egito, como representante diplomático temporário de Tel Aviv a Rabat.

A autoridade pública informou que tal Embaixador David Goffrin, Encarregado de Negócios interino de Israel no Reino de Marrocos, podendo nas próximas semanas iniciar na capital, Rabat, no sentido de reabrir o escritório de Israel.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 19/01/2021
Código do texto: T7163638
Classificação de conteúdo: seguro