SAUDADE SIM! TRISTEZA NÃO !

A Igreja não é insensível ante o fato social da morte, mas nos orienta a que fiquemos atentos de que a morte é coroamento de uma vida plena.

Se a Igreja fosse desatenta ä morte não haveria celebração diária dos santos mistérios, pelos vivos e defuntos.

Em sua 2a carta a Timóteo o apóstolo Paulo diz:

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a minha fé.

Ora, depois de uma grande profissão de fé, nada mais justo que o eterno descanso, prêmio daqueles que cumpriram a vontade do Pai.

Na liturgia dos defuntos, um dos prefácios , diz que:

“Aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola”.

Ora, diante da Palavra de Deus ou de palavras por ela inspirada, devemos ver a morte de outra maneira.

Assim, a data deveria ser utilizada para analisarmos a vida de nossos entes queridos, e, a partir de seus exemplos, pautarmos a nossa vida.

De outra parte também, se notássemos falhas poderíamos nos corrigir e seguirmos nossos rumos.

A celebração das exéquias é um momento de reflexão e de louvor a Deus pelas nossas vidas e de nossos entes queridos, não sendo hora de lamúrias e tristezas

Há nos anais da História múltiplos exemplos de pessoas, de todas as classes sociais, de todos os naipes que até nossos dias são lembrados.

Estes certamente não morreram e não morrerão, pois a sua memória é eterna.

Algumas delas, nós as tratamos como Santos e Santas, tal é a sua influência benéfica que, com seu carisma, exerceram entre os membros da comunidade em que estavam inseridos.

È claro que a tristeza perpassa o momento, mas o que deve prevalecer é o louvor a Deus.

No cemitério municipal de minha terra, a cidade paulista de Paraibuna, está uma frase, escrita por um sacerdote, que diz:

NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS.

Até hoje é um mistério o teor dessa frase.

Ninguém conseguiu discernir o pensamento do sacerdote que por lá passou.

Neste mês dedicado a nossos mortos , com as nossas orações peçamos que descansem em paz nossos irmãos e irmãs e que possamos continuar nossas vidas com esses exemplos

Carvalho Santos
Enviado por Carvalho Santos em 30/10/2007
Código do texto: T716551