Saara marroquino: propaganda, ataques inventados da milícia Polisaria

Depois de vários golpes nas últimas semanas, as milícias separatistas e seus falidos apoiadores argelinos perderam o terreno. Há algum tempo, as gangues separatistas argelinas não têm escolha a não ser fugir no sentido de notícias falsas; pretendendo levantar as armas falsas e outros fogos de artifício molhados.

Nesse sentido, a propaganda argelino-polisária corre a todo vapor numa tentativa mal sucedida para chamar atenção da opinião pública local e internacional; achando uma eclosão de uma guerra propagandista.

No último sábado, a propaganda separatista tentou uma última vala, inventando ataques imaginários contra os territórios marroquinos. Enquanto páginas da web administradas por separatistas falavam de ataques, bombardeios e outras ostentações, uma vez outros vídeos revelam a calma na área de fronteira com a Mauritânia.

A situação em Guergarate continua calma e normal, segundo as fontes locais, manhã de domingo passado, considerando que o tráfego rodoviário entre Marrocos e a Mauritânia, indo no sentido da África Subsaariana controlado sem nenhum problema, "o tráfico não está de forma alguma perturbado". Apesar do assédio sem intercorrências por parte das milícias da Polisario, cuja situação em Guergarate mantém-se calmo e tranquilo em todo o Saara marroquino.

O tráfego rodoviário entre o Marrocos e a Mauritânia, no sentido da África Subsaariana não foi interrompido de forma alguma, segundo as mesmas fontes.

De acordo com as Altíssimas Instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, Chefe Supremo e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Reais (FAR), a passagem de Guergarate assegurada; lembrando; desde novembro de 2020 , as milícias da Polisario têm estado provocando um certo assédio, numa reação desesperada.

Ao mesmo tempo, a propaganda argelino-polisária tenta em vão a querer uma “zona de guerra”, através de notícias falsas, “comunicando a guerra”, e “confrontos imaginários”.

Encurralando contra a parede por muitos anos, os separatistas estão tentando sobreviver, por meio de notícias falsas. Uma abordagem ultrapassada que nem mesmo convence os demais ou até os autores.

O estado de falência em que vive o estado da Argélia parece levando os separatistas e seus partidários a querer provocar uma " coisa qualquer" para fugir de uma realidade muito amarga, do esgotamento das reservas cambiais, da escassez de produtos básicos, bem como de um pesadelo que se escapa ao controle..

A área de Guergarate preocupa a Onu; bem como o resto da comunidade internacional. Perante as graves e inaceitáveis provocações dos mercenários  na zona tampão de Guergarate, o Saara marroquino e depois de ter imposto a maior contenção, Marrocos  assume  as suas responsabilidades para pôr fim a à situação de bloqueio gerada por essas ações e restabelecer a livre circulação civil e comercial, evitando à presença ilegal de milicianos da polisario; desde 21 de outubro de 2020;

Lahcen EL MOUTAQIProfessor universitário; Rabat

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 26/01/2021
Código do texto: T7169256
Classificação de conteúdo: seguro