É justo punir os clubes de futebol pelos atos homofóbicos de seus torcedores nos estádios?

"Qualquer ato que induza ou incite a discriminação contra homossexuais e transsexuais é crime de racismo, sendo inafiançável e imprescritível", mas, uma vez que os clubes esportivos não têm controle sob a índole dos seus torcedores, é válido puni-los por atos criminosos praticados pelos mesmos?

O historiador e professor do departamento de teoria literária da Unicamp, Leonardo Affonso de Miranda Pereira explica que o futebol pode ser oficializado como a paixão nacional, por ser tão popular no país e possuir os mais variados gêneros de torcedores, a parcela LGBTQI+ são frequentemente hostilizadas.

Mesmo não estando no inglório ranking dos países menos tolerantes à homofobia, o Brasil é o 1º no ranking de violência contra esse mesmo público, segundo a ANTRA (Associação Nacional dos Travestis e Transexuais) . A minúscula tolerância que se vê nas ruas, parece acabar nas portas dos estádios, nas arquibancadas os insultos homofóbicos são corriqueiros quando se quer insultar o adversário.

Levando em conta o que foi observado, considerando as proporções colossais das torcidas, é se orientado a crer que se os clubes passarem a ser punidos por atos criminosos praticados pelos torcedores, essa prática venha a cessar cada vez mais, já que os clubes serão mais um forte aliado na luta contra a homofobia.

K_Karen
Enviado por K_Karen em 03/02/2021
Código do texto: T7175636
Classificação de conteúdo: seguro