Marrocos: Eleições legislativas e partido socialista esquerda unificado

No Marrocos todos os jornais tratam das próximas sufrágios, as eleições legislativas chegando cedo para o Partido da Esquerda Socialista Unida, liderado por Nabila Munib, tais fontes da mídia versam sobretudo o desejo da Secretária-Geral, considerada a mais polemica do partido, envolvendo as eleições do Distrito, capital, Rabat, diante de outras fontes criticando a democracia interna de tal partido modernista.

Considerando que o vencedor deste círculo eleitoral, Omar Blafrij, nas últimas eleições legislativas do partido Munib, na qual ela foi “derrotada”, recomendando ao seu companheiro, jovem, engenheiro Omar El Hayani, assessor da Câmara Municipal de Rabat, lutar neste eleitoral do distrito, num contexto complicado de políticos Rabatis, chamando-o como de "círculo da morte".

Esta crise agravada dentro deste partido provoca um certo atrito junto à Federação da Esquerda Democrática.

O arranjo pretendido entre Nabila Muneeb e Omar Balafrej, parlamentar a quem se contam muitas iniciativas foi da melhoria da educação, da saúde e de outros setores, levantando muitos problemas em relação ao futuro da democracia interna do partido.

Tendo em vista a sua popularidade incomodava da Secretária-Geral, bem como da divergência no sentido de expulsar o parlamentar do partido, impedindo-o de enquadrar atividades internas, após a disputa sobre a epidemia do Coronavírus.

Seja deste ponto de vista a única secretária-geral de um partido político, considerando o vírus Corona como uma conspiração ... De fato, uma opinião como essa pode gerar muitos problemas se não for pela "imunidade política", principalmente porque o militante de esquerda tem mjudado no sentido de "questionar sobre a validade da epidemia" e da vacina.

Finalmente, o problema de gestão da democracia interna do partido continua a surtir efeitos, uma vez que tal comportamento pode provocar uma certa desunião ou destruição de um grande número de partidos de esquerda marroquinos, cujos alguns deles transformados em centros de "dissidência", ou em "células intelectuais", objeto da mídia no terreno.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos, Rabat

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 21/02/2021
Código do texto: T7189578
Classificação de conteúdo: seguro