ATIVIDADES em Português em Escola Integral: Faça sua descrição de uma pessoa que ama! Leia Maria, a gari ...

ESCOLA ESTADUAL HÉLIO PENTEADO DE CASTRO PROF.

NOME DO ALUNO (A):

TURMA:

DATA:

1. Pesquise o que é descrição de pessoa.

Veja um exemplo de descrição no Google ou internet.

------ Escreva sua descrição de uma pessoa que você gosta.

----- Faça uma breve introdução com sua primeira impressão ou abordagem do perfil ou temperamento ou um aspecto físico da pessoa admirada.

---- Depois escolha 2 parágrafos de 7 linhas: um com as marcas psicológicas o ou emocional ou o temperamento da pessoa; o segundo parágrafo coloque as características físicas da pessoa (cor da pele, olhos, cabelo, tipo de andar, falar, etc., magro ou alto ou corporento...

----- Na conclusão, retome um dia aspectos do carácter ou personalidade.

------ Valor: 10 pontos. ----- Total de linhas: 20 linhas.

----- Entregar na próxima segunda-feira: 24 de maio de 2021.

----- Boa produção textual.

----- Saiba mais leia mais, escreva mais e melhor. Desenvolva suas habilidades e capacidades leituras e escritas cidadãs críticas e éticas e democráticas para fazer o bem a todos e defender a exigia e o mundo fraterno.

--------. Você é soeu projeto de Vida. E você é o condutor de sua vida.

DESCRIÇÃO DE PESSOAS:

MARIA, MARIA

Quando a vi pela primeira vez praticamente nem a vi. As pessoas, em sua maioria, não costumam prestar muita atenção às varredoras de rua. Mas Maria parece não se importar com isso, porque também não presta muita atenção às pessoas que passam pôr ela, uma vez que está sempre olhando para baixo, à procura do que varrer.

É baixa e magra, como convém a alguém que sempre comeu muito pouco, e sua pele tem a coloração típica dos que tomam sol, chuva, mormaço, ou qualquer coisa que não se possa escolher ou evitar. Seus cabelos crespos e negros parecem encolher-se ainda mais, para não sofrerem a ação do vento impregnado de poeira e poluição. Olhos amendoados, também negros, sem brilho: inexpressivos. Com certeza refletem a sensação de que é inútil expressar-se, seja para reclamar de qualquer coisa. Mas são olhos duros, de quem protesta, pelo silêncio, contra a dor ou simplesmente contra o peso da rotina fatigante, cumprida à risca, para ninguém achar defeito. O nariz levemente achatado e os lábios grossos são a confirmação dos traços da raça. Boca fechada, apesar do muito que teria a dizer. Fechada, como se recomenda aos quer desejam manter o emprego, ainda que tão árduo.

Maria tem habilidades manuais. Quando criança, queria ser costureira de lindos vestidos. Agora quer sobreviver de maneira honrada. Seu uniforme de funcionária da limpeza pública em nada se parece com os vestidos do seu sonho de menina. Ela deixa agora os sonhos para seus dois filhos, porque é a única coisa que pode deixar como herança. Isso é o exemplo da sua luta, da sua esperança que tira do nada.

Exilada em sua própria cidade, pelo tempo que lhe toma o trabalho, quase não vê a família, mas persiste e acima de tudo acredita, pois “quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.

(autora: BRANCA GRANATIC )

J B Pereira, Branca Granatic autora do texto Maria e Maria
Enviado por J B Pereira em 16/05/2021
Reeditado em 17/05/2021
Código do texto: T7257020
Classificação de conteúdo: seguro