A verdadeira função dos professores

A maioria dos professores acredita que é diretamente responsável pelo desenvolvimento intelectual e até moral dos seus pupilos, como se estes fossem criaturas totalmente passivas, moldáveis e vazias de limitações e potenciais intrínsecos. No entanto, para que isso fosse verdade, teria de haver uma relação diretamente causal entre o desempenho do professor para dar aula e do estudante para aprender. Se o máximo que podem fazer, mesmo os mais competentes, é ajudar os seus alunos a melhorar o desempenho nas provas ou adiantar o aprendizado de conhecimentos específicos (como aprender a ler e escrever) e não necessariamente aumentar suas inteligências, de maneira geral. Porque não há "transferência de conhecimentos" sem reciprocidade do estudante em relação ao professor. Por isso que muitos dos que trabalham na área da educação são abertamente hostis a considerar a biologia como um fator relevante no desenvolvimento intelectual humano, se pensam que isso deslegitimaria a sua profissão em termos de utilidade prática. Porém, parece que não percebem que a principal função do professor não é a de desenvolver a inteligência do seu aluno e sim de acompanhá-la durante o seu período de maturação ou processo de aprendizado específico... até para que possa orientá-lo da melhor maneira possível. O professor é mais como um observador e um orientador do que como um arquiteto do intelecto alheio.