Sobre conceitos, direita e esquerda

A direita segrega, a esquerda expande

Com dois exemplos:

Conceitos de família e superdotação

Segundo a maioria dos conservadores, especialmente dos mais ortodoxos, o conceito de família se refere apenas à família tradicional, constituída por um casal heterossexual e filhos biológicos. Outras constituições de família, para eles, são consideradas "imperfeitas" ou mesmo falaciosas. Isso significa que eles segregam o conceito de família para apenas um tipo, que consideram a única legítima.

No entanto, o que define família não é como é constituída, mas como se comporta. Portanto, uma família não é apenas possível por vínculo biológico e contrato matrimonial, pois também pode ser constituída de múltiplas maneiras, desde que exista uma rede de vínculo: identidade, responsabilidade, cuidado e/ou carinho compartilhados dentro de um grupo restrito de indivíduos, incluindo até mesmo animais não-humanos. Isso é o que a maioria dos progressistas defendem e, portanto, por uma expansão desse conceito, em contraste a como tem sido definido pelos conservadores. Mas, na verdade, isso se baseia apenas em destacar sua verdadeira pluralidade.

Então, quem está mais certo??

Acho que não preciso responder...

Pois é como se considerasse água apenas a que está em estado líquido.

Em relação à superdotação, muitos conservadores (mas, também, muitos que não são de direita), restringem seu conceito à superdotação acadêmica, tendo como suporte empírico os testes de QI, e estabelecendo um limiar de pontuação em que, apenas aqueles que "têm" um QI acima de 130 a 135 podem ser considerados "superdotados".

Pois mesmo que também existam grupos mais para a esquerda com intenções não muito intelectualmente honestas sobre o assunto, de maneira geral, os progressistas tendem a defender pela expansão do conceito de superdotação, usando como suporte especialmente a teoria das múltiplas inteligências e, ainda que discorde de alguns pontos dela, me parece mais abrangente e coerente com a verdadeira natureza da inteligência humana, mais uma vez, de pluralidade expressiva, do que considerar o QI como sinônimo de inteligência, por restrição conceitual.

Existem outros exemplos em que conservadores definem conceitos de maneira segregadora ou potencialmente injusta e progressistas tentam consertar esses equívocos, como também é o caso da diversidade sexual.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 25/10/2021
Reeditado em 24/04/2023
Código do texto: T7370895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.