Química Ambiental versus Química Verde e a visão de graduandos sobre elas.

A Química Ambiental é uma área da química que se preocupa em estudar os fenômenos físicos e químicos no meio ambiente que comprometem a saúde humana e do planeta, sejam eles naturais ou causados pelo homem. Já a Química Verde ela cria princípios baseados em fatos, com o objetivo de melhorar a produção química, visando a redução ou eliminação de substâncias tóxicas.( Almeida et al, 2019).

Em um estudo de Flávio A. e mais, foi pedido para que alunos dos diferentes cursos oferecidos pelo Instituto de Química da USP fizessem mapas conceituais a respeito do campo da química, com o objetivo de saber em média quantos iriam colocar Química Verde e Química Ambiental como subdivisões do conhecimento químico. Em uma dos grupos subdivididos, foi mencionada a Química Ambiental em cerca de 50% dos mapas. Enquanto a Química Verde aparece em apenas um mapa desse mesmo grupo.

E eles concluem com os seguintes dizeres: Promover reflexões sobre a natureza do conhecimento químico pode auxiliar os estudantes a compreender melhor seus significados. Este trabalho fornece indícios acerca da influência que o currículo exerce sobre a visão dos estudantes, sugerindo fortemente que os aspectos curriculares devam ser objeto de reflexão. Se o objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam uma visão integrada da ciência química, o esforço para isso não deve ficar restrito a uma disciplina, mas tal visão precisa ser dispersa pelo currículo. Sendo assim, este trabalho traz elementos importantes para se pensar o currículo de química praticado no IQ-USP e subsidiar as alterações necessárias.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 12/11/2021
Código do texto: T7384088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.