Lembranças

 

Desça dai menino!...

Quer cair?

Esta frase tão corriqueira, eu ouvia sempre que subia em algo, algum lugar,... Da minha velha, preta, Edite (Dita), Môdi. 

 

Deixa de traquinagem!...

Quer se machucar?

Ela sempre a posto para nos vigiar, temendo nos ver sofrer ou nos ferir; sim, mais quando criança, nunca ouvimos os mais velhos, já que a curiosidade, descobertas, assim como a inocência em alguns casos, torna tudo brincadeira, tudo diversão.

 

Em meio a essa diversões recordo um pé de Araça, que tinha no brejos de meu tio Homéro, onde o rio passava tranquilo enquanto a veia lavava roupas. Nesse mesmo pé cai e me espetei quase levando a velha ter um troço de tanto que eu era quieto, rs rs rs rs...

 

Tínhamos heróis de todo tipo...

Hq's, criados pela gente, super poderes que aderirmos, como o do meu velho kichute, que me levava a pular do quintal para a garegem. Filmes como: O Homem de Seis Milhões de Dólares, Maninal, Esquadrão Classe A, O Homem do Fundo do Mar, Anjos da Lei, entre tantas séries.

No mundo dos desenhos havia os Thundercats, He-Man, Motocas e Carrões com a frase (Mais eu te disse, eu te disse), que por osmose, não sai das minhas lembranças. "Mais eu te disse..".

 

Porém, houve heróis verdadeiros que frequentavam meu universo, como dito antes, a veia Dita, voinho e minha vó, que, enfrentava tudo e todos os inimigos e vilões que nos ameaçasse. Lembro-me das histórias que minha vó contava no sofá de um só lugar, de voinho nos abraçando, como nunca tive de ninguém, seja irmãs, esposas e de alguém que se intitulava pai e mãe... Um abraço que sentíamos seguros, adorados, netos (as), (Os seus petelecos).

 

Uma vez, ao me ver desenhar perguntou:

- Peteleco você gosta de desenhar?

Após minha resposta, sem querer nada em troca me deu uma régua de pedreiro para meus desenhos. Dita, hoje minha puta veia, de onde extrair tanto carinho, que a Miss Marvel é fichinha com todo seus poderes.

 

Neste roteiro de vota ao passado, sem DeLorean, nem um cientista, em quantas aventuras futurista vivemos, no velho oeste, no futuro, tivemos uma infância digna de Oscar sem nos prostituimos com o mundo digital, então, pensem...

Se pudéssemos vivenciar o tempo digitalizado em nossos momentos únicos, a senhora infância não seria demitida de seu cargo, mas, foi...

 

Agora observa triste seus filhos embalados pelo seu sucessor frio e repleto de botões.

 

Qual é a real intenção deste senhor, que nos remete a tantas memórias, umas tão alegres que o fruto originado é repleto de mel, marcado nas nossas mentes; assim, como outros tão escuros de cunho melancólico, onde repousa a tristeza e sua prima depressiva, quando esta ativa lava nosso semblante com lágrimas.

Mas é bom lembrar, recordar tantas vidas e feitos únicos de nós mesmo, detendo os direitos autorais sem plágio, a não ser pelo título...

 

LEMBRANÇAS...

 

Texto: Lembranças
Autor: Osvaldo Rocha
Data: 17/10/2021

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 15/11/2021
Código do texto: T7386301
Classificação de conteúdo: seguro