Tragédia anunciada

"A próxima pandemia poderá ser pior, muito pior."
(Greta Thunberg)

Não queria tratar desse assunto, tenho muitos textos represados sobre temas mais gratificantes. Mas depois de ver o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, junto com umas passistas de escola de samba, proclamando que vai "liberar a porra toda" (a "porra" é o carnaval de 2022), não tendo meios de impedir vou ao menos protestar.
Não existe festa mais promíscua que o carnaval. Em 2020 observei aqui no Recanto que deveriam ser canceladas as festas de Momo em 2020. Só muito depois eu descobri que na época o Datena também alertou na Band, e ele pelo menos tem repercussão.
Veio o carnaval de 2020, com blasfêmias e tudo, e trouxe a pandemia nas dezenas de milhões de turistas vindos da Europa e Ásia. Alguém dirá que já havia alguns casos no Brasil. Sim, mas puseram lenha na fogueira, e quanta lenha! As dimensões do contágio foram imensas por isso.
A julgar pela atitude desse prefeito conhecido pela sua escassa compostura, não estão preocupados com o que possa ocorrer, apesar do recrudescimento da covid na Europa e China. A doença não acabou. O Brasil é um dos países mais vacinados do mundo, mas já se sabe que essas vacinas, feitas em tempo recorde para atender à urgência da situação, não atingiram grau completo de eficiência, sua eficácia não chega a cem por cento. Assim como a vacina Sabin foi considerada mais eficaz que a Salk, agora esperamos que as vacinas anti-covid sejam aperfeiçoadas para darem segurança maior. É abusar da sorte abrir as portas do país para dezenas de milhões de foliões possivelmente infectados, e muitos brasileiros ainda não receberam vacina. O carnaval é uma festa moralmente imunda, onde os maus instintos se liberam. Não espero de governantes e da mídia sensibilidade a esse aspecto, mas ao menos por pragmatismo é cedo para pensar em "réveillon" e carnaval. Eu espero que prevaleça o bom senso.