Como Combater O Ciberbullying No Brasil

A série "Control Z" narra a respeito de um hacker que começa a chantagear e expor os segredos dos alunos de uma escola em uma rede social. De maneira análoga, ao transpor da ficção para a realidade, muitos indivíduos se encontram na mesma situação, já que o ciberbullying no Brasil ainda enfrenta dilemas para ser combatido. De certo, não há como negar que isso ocorre devido ao discurso de ódio pela Internet e à ineficácia da lei. Desse modo, ações são imperiosas para que essa questão seja amenizada.

Nesse contexto, sabe-se que a propagação de ódio no ambiente digital corrobora esse cenário. Por certo, o cantor Kamaitachi sofreu ataques racistas recentemente no “Twitter”, seus haters disseram que geralmente pessoas negras conseguem ficar famosas apenas através do funk. De fato, semelhante a isso, muitos artistas são atacados drasticamente pela cor da pele. Por conseguinte, isso pode acarretar a transtornos mentais e até mesmo suicídio. Dessa forma, é fundamental que essa gravíssima problemática sobre a violência praticada contra alguém virtualmente seja vencida na nação brasileira.

Ademais, é imprescindível pontuar a ineficiência da lei também favorece a pertinácia do problema. De acordo com o Código Penal, o ciberbullying é passível de punição quando configura os crimes contra a honra, injúria racial e exposição de imagens íntimas. No entanto, a prática dessa lei não tem sido devidamente concretizada, visto que há o crescente número de casos de pessoas que sofrem por essa causa. Consequentemente, essa má atuação do governo traz sérios danos à vida das vítimas. Logo, se medidas não forem tomadas, infelizmente, não haverá como enfrentar esse obstáculo sobre os ataques virtuais que acontecem com os brasileiros.

Portanto, é de suma importância o debate acerca de como combater as agressões que ocorrem dentro das redes sociais no território nacional. Sendo assim, cabe à escola realizar projetos que capture a atenção dos alunos sobre a disseminação de ódio na Internet, por meio de debates e palestras –e atendimento psicológico gratuito aos estudantes-, com a finalidade de que diminua essa questão. Além disso, o Estado-órgão responsável por organizar os pilares da sociedade- deverá aplicar a lei corretamente, por intermédio de punições mais rígidas, a fim de diminuir os casos desses crimes. Quem sabe, assim, histórias como a da série “Control Z” permaneçam apenas nas telas.

30/09

Liz Maia
Enviado por Liz Maia em 18/11/2021
Código do texto: T7388779
Classificação de conteúdo: seguro