"O capitalismo é o principal responsável pela diminuição da pobreza no mundo"

Suponhamos que isso fosse verdade...

Mas será que um sistema que gira em torno da acumulação individual ou privada de riquezas foi, sozinho, responsável por essa diminuição??

Por quanto tempo que o capitalismo tem sido dominante no mundo, e quanto demorou para que os índices de pobreza, diga-se, especialmente a "absoluta''*, diminuíssem??

* pobreza absoluta: é a privação severa de necessidades humanas básicas tais como comida, água tratada, saúde, informação e abrigo, dependendo não da renda mas do acesso aos serviços públicos.

E, quanto de pobreza relativa** e de desigualdade que já foi reduzido??

** pobreza relativa: ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.

Pois segundo o próprio Banco Mundial, quase metade da população mundial ainda vive abaixo da linha de pobreza e sofre para satisfazer suas necessidades básicas.

 Sem falar que, as desigualdades sociais, além de não terem sido reduzidas ainda aumentaram muito...

Poi se o capitalismo realmente se preocupasse em acabar com a pobreza, a teria eliminado desde os seus primórdios. Mas, ao contrário disso, tem explorado seres humanos (e não-humanos) desde a muitas muitas gerações, distribuindo as riquezas, produzidas por elas mesmas, de maneira extremamente desigual e deixando boa parte do "bolo" para as "elites" burguesas (em um sentido literal, são as próprias elites que têm feito isso). Por isso, não é equivocado denomina-lo como um sistema que, inevitavelmente, promove o parasitismo social.

Agora, o que realmente tem contribuído para essa redução são políticas públicas de natureza progressista, mesmo dentro de contextos de hegemonia capitalista, que focam diretamente nessa finalidade: por uma maior distribuição de renda, pela conquista de direitos básicos para os trabalhadores (seguro-desemprego, auxílio-doença, aposentadoria, salários maiores ou maior poder de compra...); pela reforma agrária; pelo saneamento básico; pela vacinação e educação universais, etc..

Pois, se o mundo está menos pior, socialmente, se comparado ao que era antes, não é única ou exclusivamente por causa do capitalismo, mas apesar dele.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/politica/quase-metade-da-populacao-mundial-vive-abaixo-da-linha-da-pobreza/

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 25/11/2021
Código do texto: T7393397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.