Do mito ao logos.

Mito vem do grego Mythós que significa “discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário”. Mistério vem do grego ''Mýein'', que atualmente significa “desconhecido, intrigante, não esclarecido”. Essas palavras deram origem a Mýstes e Mystérion, de onde deriva a palavra Místico, que tem significados como ''“obscuro, secreto, possuidor de propriedades mágicas, ligado a ritos esotéricos”.

Segundo Marcondes ''O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos''. O pensamento mítico está ligado a necessidade do ser humano sempre ter que explicar tudo ao seu redor e como uma forma mais fácil de fazê-lo, o pensamento mítico surge. Ele não se fundamenta em nada especificamente, além das crenças puramente religiosas.

Segundo Aristóteles, Tales de Mileto que inicia com o pensamento filosófico-científico. Ele, juntamente de seus discípulos buscam explicar o sentido das coisas que aconteciam ao seu redor, através de causas naturais, o que fica conhecido como naturalismo.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 27/11/2021
Código do texto: T7394899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.