Os sofistas

A sofistica surge como uma das primeiras ideias humanistas, pois eles colocavam o ser humano como principal ponto de reflexão. Seus principais precursores foram Protágoras de Abdera e Górgias. Eles trouxeram uma nova forma de ensinar e de aprendizagem para as pessoas ao seu redor, que ainda eram muito presas ao bom desempenho no jogo e na formação de grandes guerreiros. Sua forma de ensinar se chamava ''paideia'' e ela abrangia retórica, gramática, aritmética e lógica.

Uma de suas principais características era utilizar o discurso como forma de convencimento, eles se tornaram mestres da retórica utilizando-se da demagogia para isso. Outra característica deles era o ''relativismo'' que estava muito presente em seus ensinamentos. Uma das frases que reproduz muito bem esse relativismo é ''O homem é a medida de todas as coisas: das que são, porque são e das que não são porque não são.'' Essa frase destaca uma ideia um tanto controversa, se o homem é a medida de todas as coisas, algo diferente para um, seria o mesmo para outro? Esse é um dos problemas desse relativismo.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 14/12/2021
Código do texto: T7407052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.