Sócrates e os ideais socráticos.

Sócrates era um filosofo que buscava achar perguntas, ele não necessariamente se importava com as respostas, diferentemente dos sofistas, ele queria era criar uma corrente de pensamento através das perguntas, ele queria causar reflexões em quem conversava. A dialética socrática era algo que ele trabalhava em seus discursos, como dito anteriormente, Sócrates não estava em busca de respostas e sim de perguntas. Ele não se considerava professor, mas um eterno aprendiz. Essa ideia pode ser resumida em apenas um frase ''Só sei que nada sei''.A ironia era algo que Sócrates sempre usava em seus ensinamentos. Ele buscava, tomando lugar de aprendiz, contradizer o que o próprio ''detentor do saber'' dizia. Ele fazia isso como forma de ensinar a pessoa que dizia deter a verdade.A maiêutica, uma de suas ''técnicas'' se dava pelo principal ponto: ajudar seu interlocutor a produzir suas próprias ideias. Ele assumia o posto de uma parteira e ajudava as pessoas a parir o conhecimento. Vemos que os ideais de Sócrates eram interligados, ele fazia tudo com um único objetivo: ajudar seu interlocutor a produzir conhecimento e não acreditar nas ''verdades inescrutáveis''.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 14/12/2021
Código do texto: T7407351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.