"A espécie humana é a única que é racional"

Se ser racional é o mesmo que estar sempre buscando pela verdade (objetiva) ou por fatos, então, não, não é possível concordar com essa afirmação mediante a grande proporção de seres humanos que apresentam uma capacidade limitada para ser sempre ou o mais racional que se pode ser. Ainda assim, somos a única espécie que apresenta esse potencial de racionalidade, graças à nossa capacidade variável de raciocínio ou julgamento complexo-reflexivo, que muitos chamam de "livre arbítrio". Portanto, em termos gerais ou coletivos, caímos numa perspectiva entre ser e não ser racional, no sentido de irracional, e mais para não ser, de modo que, somos a única espécie deste planeta que consegue ser irracional, por apresentar potencial para ser racional e, em média, falhar em alcançá-lo. E, como eu já comentei, as outras espécies não podem ser consideradas irracionais justamente por não apresentarem esse mesmo potencial de racionalidade, se seria o mesmo que dizer que o ser humano é deficiente para voar sendo que esta habilidade não nos é fisicamente possível, nem mesmo para as espécies que têm constituições semelhantes às aviárias mas (também) não evoluíram para voar.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 09/01/2022
Código do texto: T7425554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.