# Momento Itajubense - UNIFEI de novo entre as primeiras

Jornal virtual de Itajubá - Minas Gerais

- A Universidade Federal de Itajubá - Unifei - diplomou 737 engenheiros com diploma digital , sendo 548 formados do campus sede e 189 do campus de Itabira, neste mês de março de 2022. Com isto, a universidade é uma das pioneiras do país no modelo - um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

Os diplomas foram assinados com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, que conferem validade jurídica e reforçam a segurança para registro e emissão dos diplomas digitais.

Assinaram digitalmente os diplomas: a UNIFEI, com token do CNPJ, os professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Paulo Sizuo Waki, pró-reitor de Graduação, Karina Arruda Almeida, diretora de Gestão e Qualidade do Ensino, e Maura Regina Rennó Ferreira, até então assessora de Registro Acadêmico da Graduação.

A implantação do diploma digital na UNIFEI é resultado de um trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Diretoria de Gestão e Qualidade do Ensino (DGQE), a Coordenação de Registro Acadêmico da Graduação (CRA) e a empresa Link Certificações Digitais. Essa tarefa exigiu muita dedicação e incluiu adequações à Instrução Normativa do MEC para possibilitar na prática a emissão de diplomas dentro dos padrões de qualidade e segurança, os quais foram todos validados através do site do MEC.

Em reconhecimento e agradecimento pelo êxito na implantação do diploma digital na UNIFEI, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd) emitiu uma Moção de Congratulações aos servidores que atuaram diretamente neste trabalho, Rodrigo Lúcio dos Santos Silva, Benedito Gomes Vieira e Maura Regina Rennó Ferreira, que encerrou suas atividades na CRA - PRG, após a implantação do diploma digital, para assumir novos desafios na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Cada graduado recebeu o link do arquivo referente ao próprio diploma digital, o qual pode ser baixado em formato XML, e a representação visual do documento, em formato PDF, que pode ser impressa, juntamente com um tutorial para conferir a validade do diploma.

O diploma digital é um marco na inovação tecnológica, pois promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da Legislação Educacional, reforça a segurança e traz benefícios para a sociedade, que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento.

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 11/05/2022
Reeditado em 11/05/2022
Código do texto: T7513854
Classificação de conteúdo: seguro