Ler bons escritores para escrever como os bons autores

Escrever é uma atividade que exige reflexão e consciência. É a forma mais eficiente de registrar o que pensamos em relação aos mais diversos assuntos. Nossa maneira de escrever é um reflexo do que geralmente falamos e principalmente do que lemos, sua qualidade e a quantidade. Quanto mais exercitamos a fala e a leitura adequada, mais aperfeiçoamos nossa escrita.

É possível redigir bons textos sobre qualquer assunto. A avaliação desse material como bom ou ruim dependerá não somente da utilização adequada das normas da língua portuguesa, mas também da forma como o conteúdo for apresentado, a realidade das idéias que forem desenvolvidas e a firmeza nos argumentos utilizados. Um texto opinativo ou informativo necessita conter informações claras, que levem o leitor a entender o que queremos dizer nas linhas e nas entrelinhas.

Redações de vestibulares e até mesmo artigos de jornais estão recheados de detalhes que caracterizam um texto mal escrito. Idéias que não são esclarecidas e nem justificadas, ali expostas para preencher linhas, informações mal apuradas, palavras desconexas e erros de digitação. Estes redatores cometem erros básicos em suas escrituras porque, provavelmente, não costumam ler.

Não basta ler gibis com frases de poucas palavras, geralmente imperativas. Bons textos estão em livros e revistas que desejam fazer o leitor refletir, formar opiniões lúcidas que podem até discordar do que está escrito e que não querem somente criar opiniões espelho. Contudo, escreve-se mal porque, muitas vezes, falta conteúdo e “massa cinzenta” adaptada à escrita formal, porque quem considera escrever um trabalho árduo, com certeza, lê somente as legendas da televisão e os comandos do Messenger.

Emanuelle Querino Alves

Tubarão, 01 de agosto de 2007.

UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

Curso de Comunicação Social – Jornalismo

Disciplina: Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística I

Professor: Ronaldo Amorim Sant’Anna