MÚSICA É VIDA

As coisas que parecem muito fáceis, na verdade nos levam a questionar muito. Ao falarmos em Vida, poderemos falar da grande Vida, que existe em todos os seres, e talvez até mesmo nas coisas, que não são exatamente seres. Ou podemos falar de nossa vida curta, aqui na terra.

Então sim, podemos falar de música. Podemos dizer que a música existe na vida, a vida existe na música. Todos os sons da natureza, que não ouvimos porque nossa pequena vida exige de nós todo o tempo que poderíamos dedicar a ouvir a Grande Vida. A música existe em estado natural em todas as coisas: nas cachoeiras;, no barulho do vento nas folhas; nos pássaros;, no matraquear dos cascos dos cavalos no chão; no ronco dos motores na terra, na água e no ar. Enfim, se “afinarmos” nossos ouvidos teremos música permanente sem necessidade de recorrer à aparelhagem eletrônica, nem nos debruçar sobre partituras de grandes mestres.

Contudo, os grandes mestres descobriram sua vida através das composições, assim compositores e intérpretes anônimos descobrem a vida nos sons que eles mesmos emitem. Assim temos sons maravilhosos na própria voz que só fala, no choro de uma criança, ou no tilintar dos talheres da família em redor da mesa.

Até mesmo os surdos usam de música mental para suas necessidades. Beethoven compôs a 9ª. Sinfonia totalmente surdo, o que mostra que podemos “ouvir” sons com os ouvidos da mente. Talvez seja a mesma música que os apaixonados ouvem em seus silêncios cheios de significados

Como falar de vida sem música? Como tirar a música de nossa vida? A música existe como existe a luz, como existe o ar. Ela está intrinsecamente em nós, faz parte de nós e se entranha como um membro do nosso corpo se liga a outro, numa clara demonstração de que o conjunto não está completo se estiver faltando um membro.

Não importa que seja redundância. Quero gritar: Viva a Música!

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 08/04/2008
Código do texto: T937022
Classificação de conteúdo: seguro