A Sociedade em que vivemos

RESPEITO MÚTUO ENTRE OS CIDADÃOS É UM DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À CONVIVENCIA PACÍFICA EM UMA COMUNIDADE.

Desde o inicio, o homem sempre teve a necessidade de viver em grupo. Viver em sociedade é uma forma de integrar as pessoas no exercício do seu papel como cidadãos cumpridores dos direitos e deveres para manter uma sociedade livre da corrupção e íntegra no respeito e na reciprocidade.

O mundo globalizado tem influenciado sempre mais o individuo, em especial o público juvenil. Esta influência generalizada leva a uma sociedade constituída de homens e mulheres sem uma identidade própria, pois a música, as marcas de carros, roupas, etc., padronizam-os, fazendo com que consumam não aquilo que possa lhe satisfazer, mas aquilo que já vem programado pelos meios de comunicação.

A perda dos valores morais e espirituais nas famílias faz com que tenhamos uma sociedade de homens fracos. A família é sempre a porta e o berço para a formação de um bom caráter e um cidadão de bem, mas infelizmente a nossa realidade é uma sociedade banalizada onde estes valores edificantes para a nossa vida foram trocados pela desunião e desprezo.

A procura pelo primeiro emprego, a fome, a corrupção, a má qualidade da educação, a violência, as drogas são reflexos de uma sociedade a qual todos nós estamos inseridos e todos nós temos uma parcela de culpa, seja por não exercer o nosso papel de cidadãos, seja por aceitar a oferta dos políticos corruptos, seja por sermos omissos ou mesmo não estender as mãos a quem precisa de um pouco daquilo que temos todos os dias à nossa mesa.

Enfim, tudo isso é a nossa realidade que poderá ser mudada a partir do momento que existir políticas públicas eficazes, capazes de valorizar a pessoa para que ele possa retribuir à sociedade com sentimentos de dignidade, honestidade e dedicação.

Fabio Ferreira Nascimento

06/05/2008

fabiorusso7@hotmail.com