VOZ da UBE-Pe.

Voz da UBE

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Boletim Informativo - 04 de junho de 2006

Alexandre Santos lança projeto G'Dausbbah na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 5ª feira, dia 08 de junho, a partir das 19 horas, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, lançará o projeto cultural G'Dausbbah, com reapresentação da peça baseada na obra, exibição do audiovisual, execução da versão pop da Ode a Gomb e lançamento do livro e CD. O coquetel de lançamento do projeto, cuja avant premiére marcou a estréia da peça G'Dausbbah pela companhia Quadro de Cena com direção do dramaturgo Samuel Santos, ocorrerá nos jardins da Academia após a apresentação da banda La vie en black, que, com direção musical de Luciano Oliveira e participação especial de Beto Pólux, executará a versão hard da Ode à Gomb - expressão musical do projeto G'Dausbbah. O lançamento do livro G'Dausbbah, que reúne poemas de Alexandre Santos e ilustrações de Wilton de Souza, com análise crítica do professor Bezerra de Lemos, prefácio do acadêmico Olímpio Bonald Neto e posfácio do acadêmico Lúcio Ferreira, e do CD Ode a Gomb com as versões lírica e pop das músicas tema do poema épico G'Dausbbah em primoroso arranjo do maestro Luciano Oliveira e a interpretação do poema pela voz de Albuquerque Pereira, será nos jardins da Academia, onde o autor estará presente para autógrafos.

Joacil de Britto Pereira preside posse de mais cinco acadêmicos na Paraíba

Na próxima 6ª feira, dia 09 de junho, em solenidade programada para as 20 horas, no hotel Caiçara, na Av. Olinda, 235, no bairro Tambaú, em João Pessoa, o escritor Joacil de Britto Pereira, presidente do Núcleo Paraibano da Academia de Letras e Artes do Nordeste, dará posse a mais cinco acadêmicos. O evento é de suma importância para a cultura regional, já tendo confirmado a presença os escritores Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores.

A ficção em Pernambuco

Geraldo Ferraz tem obra analisada na Livraria Saraiva

O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, prosseguirá em 20 de junho, com a apreciação da obra do historiador Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Geraldo Ferraz é considerado o maior especialista na história de Pernambuco no tempo do cangaço.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Concurso Literário sobre a vida do general Abreu e Lima

Participe do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído pela UBENY para promover e estimular os estudos da história brasileira. Clique aqui e conheça o regulamento do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA da UBENY. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ubeny.org/.

Notícias da UBE-NY

Estudantes da University of Pennsylvania conhecem arte nordestina

De 19 a 22 de julho, grupo de dez estudantes do curso de mestrado em Estudos Internacionais do Lauder Institute da University of Pennsylvania, Filadélfia, visitarão o Recife em companhia do professor e escritor Glauco Ortolano, da UBENY. Membros do grupo vêm de vários países além dos EUA, entre eles Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Equador e Venezuela. Em Recife, os estudantes visitarão a Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre, Instituto Brennand, o sítio histórico de Olinda e as sedes da Academia Pernambucana de Letras e a UBE-PE.

Marcus Prado na Galeria Consigo

O acadêmico Marcus Prado está se preparando para expor parte de seu valioso acervo iconográfico na Galeria Consigo, em São Paulo. Recentemente, Marcus Prado colaborou com o livro Flores Tropicais, editado pela Embrapa, com a exibição de algumas das 5 mil fotos que integram o seu arquivo.

Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática de Cultura

Na próxima 2ª feira, dia 05 de junho, a partir das 19 horas, no Teatro do Parque, na Rua do Hospício s/n, na Boa Vista, em Recife, a Secretaria de Cultura de Recife realizará uma reunião Plenária Temática de Cultura para eleger temas e prioridades e, ainda, eleger delegados junto ao Fórum Temático de Cultura.

AINDA REPERCUTE O VOZES PERNAMBUCANAS em SÃO PAULO

O sucesso do projeto Vozes Pernambucanas, bela iniciativa da Plataforma para a Poesia e do Instituto Maximiano Campos, que levou a boa poesia pernambucana para São Paulo entre 15 a 20 de maio através de palestras da professora, ensaísta e webdesigner, Cláudia Cordeiro e do escritor e administrador cultural, Antônio Campos, ainda repercute, podendo ser verificado no site www.plataforma.paraapoesia.nom.br/vozes_back.htm. Vale a pena conferir. A próxima parada do projeto Vozes Pernambucana é em Salvador, na Bahia.

Bibiano Alex Rocha lança livro sobre a crise nas PMs

Na próxima 6ª feira, dia 9 de Junho, a partir das 19h30, na Academia de Letras de Manhuaçu, em Minas Gerais, o escritor militar Bibiano Alex Rocha lançará o livro NOS BASTIDORES DA PM - O EFEITO DE UM IDEAL, que mostra os bastidores da crise policial através de documentos, reportagens e dezenas de imagens, abordando questões como Segurança pública e criminalidade.

Curtinhas

O historiador Antonio Torre Medina distribuindo o excelente artigo sobre “As origens coloniais do Nordeste”, relatando fatos da Campanha do Rio Grande do Norte.

Vem fazendo sucesso a plaquete com o discurso de posse do desembargador Gustavo Lima.

Abilio Terra Junior distribuindo o belo poema Meu Coração. Vale a pena conferir em http://abilioterrajunior.portalcen.org/index.htm.

Prossegue a exposição virtual das obras do artista plástico Carlos Pinto. vale a pena visitar. O endereço é www.clacomunicacao.com.br/carlospinto.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.

Intelectuais reagem contra o desrespeito da livraria Siciliano

Waldênio Porto apóia reação contra a Livraria Siciliano

O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, manifestou seu apoio a indignação contra a livraria Siciliano manifestada pela Mesa Redonda sobre o livro e o autor pernambucano realizada em 18 de maio, sob a coordenação do romancista Alexandre Santos,e lembrou que desde o ano passado denunciara o assunto, por ocasião da abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste por ocasião da V Bienal Internacional do Livro, ocorrida em Recife. Naquela ocasião, o presidente Waldênio Porto denunciou o colonialismo cultural que se pretende impor ao Nordeste do país, co-responsabilizando livrarias e editoras pelo desrespeito ao povo da região, tendo citado explicitamente as livrarias Sodiler e Siciliano (CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO). Os escritores pernambucanos já cogitam organizar um boicote comercial contra a livraria Siciliano.

Presidentes de entidades literárias se preparam para pedir ao prefeito João Paulo que resista lobby das livrarias e sancione a lei de valorização do autor nordestino

Liderados pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e diretor Cultural do Centro de Estudos do Nordeste, os presidentes das principais entidades literárias baseadas no Recife, incluindo a Academia de Letras e Artes do Nordeste, União Brasileira de Escritores e Academia Recifense de Letras, estão se programando para visitar o prefeito João Paulo para pedir a aprovação da Lei que obriga as livrarias da cidade do Recife a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores pernambucanos e nordestinos. Os escritores pernambucanos esperam que o prefeito João Paulo resista ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancione a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, de autoria do vereador Daniel Coelho.

Projeto de Difusão do Livro Nordestino nas Alagoas

Decididos a enfrentar o movimento que tenta impor a hegemonia cultural sudestino, escritores alagoanos criaram o Projeto de Difusão do Livro Nordestino, que visa divulgar e valorizar o autor local. Dando largada ao projeto, será analisada a obra do escritor Emanoel Fay, com destaque para suas obras mais recentes:"Recordar é dar de novo o Coração" e "Do monte alto a mensagem eterna." A iniciativa deverá atingir o público jovem, inclusive no sertão e agreste de Alagoas.

Prazo de inscrição para o prêmio Vivaleitura vai até de junho

O prazo de inscrição para o prêmio Vivaleitura, iniciativa conjunta do MinC, MEC e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), vai até 15 de junho. O prêmio para as categorias bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e pessoas físicas é de R$ 25 mil.

UBE homenageia vencedores do concurso “Josepha Máximo Ferreira”

Na próxima 4ª feira, dia 07 de junho, por ocasião da 160ª sessão do Projeto Quarta às Quatro, a UBE fará a entrega dos prêmios aos vendedores do concurso literário “Josepha Máximo Ferreira”, que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, vice presidente da entidade. O escritor Antonio Filho Neto foi o grande vencedor com o poema “A Paz do Mundo Abraçado”. O 2º lugar foi para Maria Luciene de Freitas e o 3º lugar, para Cloves Marques. Receberam Menção Honrosa os poetas Beatriz Lopes Brenner, Josias Leonardo de Moura, Ladjane Conolly Gomes, Paulo Fernando Barros Farias, Márcia Máia, Rogério Generoso da Silva e Marilda Vasconcelos de Oliveira.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Humberto França no Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro

Na próxima 4ª feira, dia 07 de junho, a partir das 16h30, o pesquisador Humberto França, falará sobre A Evolução do Pensamento Social de Joaquim Nabuco no auditório do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, na Av. Augusto Severo, 8 /10°. Lapa, no Rio de Janeiro. A promoção é do Memorial Joaquim Nabuco do Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

30 de maio. Analise da obra de Lourdes Sarmento, na livraria Cultura.

1º de junho. lançamento do livro Manuel Bandeira, de André Cervinskis, na livraria Saraiva.

Vale a pena ler

Tesouro Redescoberto - a riqueza do folheto em verso, análise e inventário do cordel e cantoria na Paraíba, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, editado pela UFPB.

Veredas de Luz, de Maria Elizabeth Alencar.

Meu chefe é um cachorro, de Saulo Medeiros.

Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.

Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.

Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.

Flávio Chaves lança Canções de Vento e Mar

Na próxima 4ª feira, dia 07 de junho, a partir das 19 horas, o acadêmico Flávio Chaves lançará o livro Canções de Vento e Mar A palavra escrita, no Shopping da Decoração, na avenida Domingos Ferreira, 1274, em Boa Viagem.

Fátima Quintas fala sobre Gilberto Freyre na Saraiva

Na próxima 2ª feira, dia 05 de junho, a partir das 19 horas, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a acadêmica Fátima Quintas pronunciará a palestra GILBERTO FREYRE: VIDA E OBRA. O programa consta, ainda, do lançamento da 2ª edição da obra Tempo Morto e outros tempos, com trechos de um diário de adolescência e primeira mocidade 1915-1930 de Gilberto Freyre.

A cultura e a arte em Pernambuco

Lourdes Sarmento brilha na livraria Cultura

Na 3ª feira passada, dia 30 de maio, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, prosseguiu com a apreciação da obra da poeta Lourdes Sarmento. Na ocasião, os escritores Vital Corrêa de Araújo, Alexandre Santos, Luciene Freitas, Telma Brilhante e Cloves Marques apresentaram depoimentos sobre a obra de Lourdes Sarmento. A companhia teatral Quadro de Cena fez a interpretação dramática de poemas da homenageada.

A cultura e a Arte em Pernambuco analisa obra de Marcus Accioly

No próximo dia 27 de junho o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' voltará a movimentar o auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, com a análise da obra do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Iêda Lucena toma posse na Academia Pernambucana de Música

Na próxima 6ª feira, dia 09 de junho, em solenidade programada para as 19 horas, na Academia Pernambucana de Letras, na Av. Rui Barbosa, 1596, nas Graças, a musicista Iêda Arcoverde Lucena tomará posse na Academia Pernambucana de Música. A nova acadêmica, que assumira a cadeira 24, cuja patronesse é Amélia Brandão, será saudada pela acadêmica Jussiara Albuquerque Corrêa de Oliveira.

Agenda

07 de junho. Lançamento do livro 'Canções de Vento e Mar', de Flávio Chaves.

08 de junho. Lançamento do projeto 'G'Dausbbah', de Alexandre Santos.

20 de junho. Analise da obra de Geraldo Ferraz, na livraria Saraiva.

27 de junho. Analise da obra de Marcus Accioly, na livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 05/06/2006
Código do texto: T170005