Agenda Cultural

Original Message -----

From: Haua Poeta

Cidade homenageará Machado de Assis

O escritor Machado de Assis será homenageado em 2008 – ano do centenário de sua morte – com diversos eventos em toda a cidade. Decreto publicado no Diário Oficial autoria a Secretaria Municipal das Culturas a criar um grupo de trabalho para elaborar as festividades, sob a coordenação do embaixador Sergio Paulo Rouanet.

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, fundou a Academia Brasileira de Letras e é reconhecido como um dos maiores nomes da literatura em Língua Portuguesa.

Agenda cultural gratuita

Sexta-feira, dia 2

Música no Museu – Ithamara Koorax (voz), Tavinho Bonfá (violão) e Wilson Chaplin (percussão) interpretam clássicos brasileiros. Às 12h30, no Centro Cultural Light (Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro).

Sábado, dia 3

Eventos Múltiplos – Dança Cigana e Teatro com Eraldo Santos Delle. Às 10h, na Biblioteca Popular de Bangu (Rua Silva Cardoso, 349).

1º Grande Baile – Grupos de dança farão demonstrações com vários ritmos brasileiros. A Cia. de Tango e Poesia também participa contando a história do tango e a evolução da dança. Das 14h30 às 19h, no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá (Rua Barão, 1180 – Praça Seca).

Música no Museu – O Coral Aprendizes, regido por Sílvia Gonzaga, interpreta obras de Villa-Lobos, Mozart, Beethoven e Haëndel. Às 11h30, no Museu Chácara do Céu (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa), ao ar livre.

Domingo, dia 4

Domingo Infantil – Apresentação do espetáculo de bonecos Calhambeque no Espaço, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, que conta como um disco voador enguiçado aproxima um ET de uma criança da Terra, que mostram um ao outros as belezas de seus mundos. Às 11h30, no Museu da Cidade (Estrada de Santa Marinha s/nº – Gávea).

Edgar Duvivier – O saxofonista e compositor, com quatro CDs lançados, é autor de vários temas inspirados nos ritmos, lendas e paisagens brasileiras que, misturados ao jazz, criam um trabalho apreciado internacionalmente. Às 18h, no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa).

Cinema: A Turma do Pererê, o Filme – No filme o Saci, a Boneca de Piche, a onça Galileu e o macaco Alan, entre outros personagens dos quadrinhos de Ziraldo, percorrem o Brasil em busca do mais brasileiro dos brasileiros, e nessa viagem, conhecem as regiões do país com sua gente, danças e costumes. Às 11h, no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa).

Música no Museu – O Grupo Vocal Boca que Usa, sob regência de Roberto Fabri, interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla, Debussy e Marcos Leite. Às 11h30, no Espaço Cultural da Marinha (Avenida Alfred Agache s/nº – Centro).

Segunda-feira, dia 5

Tudo ao Mesmo Tempo: Dia do Meio Ambiente – A 6ª CRE comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, numa manhã cheia de atividades. A partir das 9h, na Lona Cultural Terra (Praça Edison Guimarães s/nº – Guadalupe).

Música no Museu – O Madrigal Armando Prazeres, com regência de Sinval Beltrão, interpreta obras de Noel Rosa, Dolores Duran e Jacob Arcadelt. Às 18h, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Sala de Patrimônio da 6a SR (Avenida Rio Branco, 46 – Centro).

digitalrio@pcrj.rj.gov.br

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 05/06/2006
Código do texto: T170008