VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE POESIA - CHILE

      O Movimento Poetas del Mundo promove anualmente, no Chile, um  encontro internacional de poesia conhecido como OCTUBRE “Tras las Huellas del Poeta”. O evento itinerante acontece em 13 cidades chilenas. O objetivo é conhecer o legado poético de Pablo Neruda e Gabriela Mistral, ambos ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, e promover a interação entre poetas dos cinco continentes filiados ao Movimento. 

     O Encontro é realizado em duas etapas: a primeira, centrada em Santiago, Viña del Mar e Isla Negra, tem como principais atrações visitas às casas de Neruda, Museus, Palácio La Moneda e a Biblioteca Nacional do Chile. Nesses espaços acontecem eventos literários onde os poetas tem a oportunidade de recitar seus poemas e lançar livros. A segunda etapa avança por caminhos mais ao norte até chegar a Vicuña, terra natal de Gabriela Mistral, onde também acontecem celebrações. 
 
     Os dois roteiros perfazem um total de aproximadamente 3 mil Km, durante os quais os poetas interagem com a população chilena e trocam experiências. Em conformidade com o seu Manifesto, os Poetas del Mundo reafirmam em espaços públicos, salas culturais, escolas e palácios os seus compromissos com a paz, justiça e igualdade entre os homens. A defesa do meio ambiente é parte também desse projeto de realização humana e social. 

     Há dois anos participei da primeira fase do Encontro. Desta feita optei pela rota Gabriela Mistral que incluiu a passagem por Los Vilos, Illapel, Canela, Coquimbo, La Serena, Vicuña e Montegrande.  

     Em Los Vilos o primeiro compromisso foi com os estudantes. Os poetas  dividiram-se em grupos que visitaram diferentes estabelecimentos educacionais. Fiquei no grupo que  reuniu-se com estudantes do Liceu Municipal. Na minha fala reverenciei o poeta chileno de Rancagua Oscar Castro. Em sua homenagem recitei o Indriso para Isolda. Hoje, aos 96 anos, Isolda foi o grande amor da vida do poeta.
http://www.recantodasletras.com.br/indrisos/1952343  

     O próximo compromisso foi a visita ao sítio arqueológico de Quereo e  Punta de Lobos, santuário natural de habitat  dos lobos marinhos. O evento foi organizado pela Federação de Pescadores Artesanais do Chile que nos ofereceu um almoço com comida típica na colônia de pesca, local de beleza natural exuberante. Ficamos sabendo de sua luta contra a instalação de um emissário submarino que despeja dejetos na costa, justo naquela área definida por lei para preservação  de recursos marinhos. O presidente da Federação de Pescadores, Fernando Soto, pediu ajuda aos poetas para denunciar essa prática que prejudica a pesca artesanal pela destruição da fauna e flora marinhas. Fica aqui o registro.

     Ainda em Los Vilos aconteceu um Encontro Literário com autoridades, poetas e escritores no salão de eventos da Escola Diego Almagro. No começo da solenidade as crianças nos homenagearam recitando poemas.  Melhor oportunidade não poderia haver para a apresentação de  Criança, Esperança! um dos meus últimos sonetos.
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/3265256

          A caminho de Vicuña, ponto culminante da segunda parte do Encontro, seguiram-se visitas ao Centro de la Mineria Sustentable Andrónico Lusik, exemplo de empreendimento que cumpre regras de conservação ambiental, e à Reserva Nacional de la Chinchilla. Ainda nesse percurso, foram visitados centros culturais em Illapel, Canela, Coquimbo e La Serena, onde houve encontros com autoridades, escritores e poetas locais.

     Depois de apreciar a incomensurável beleza do Vale del Elqui, suas montanhas, seus encantos e magias que tanto inspiraram Gabriela Mistral, chegamos finalmente a Vicuña.
Na manhã do dia seguinte, fomos direto para Montegrande, lugar onde Gabriela passou boa parte de sua infância e exerceu a função de professora numa escola local. A casa foi transformada em museu, guardando muitas peças pertencentes à poeta, tais como: manuscritos, rascunhos e objetos pessoais e fotografias. Na parte do fundo ainda se pode ver o quarto que pertenceu à poeta com móveis e utensílios em estado de conservação impecável. Os jardins do fundo compuseram um belo cenário para os poetas visitantes apresentarem seus textos. 

     Na parte da tarde aconteceu o evento mais importante dessa segunda etapa do Encontro que foi uma reunião no salão nobre do Museu Gabriela Mistral, localizado no Centro de Vicuña. O salão estava repleto de poetas que homenagearam Gabriela com poemas especialmente preparados para ocasião. Nesse local tive a honra de recitar o meu soneto Tributo a Gabriela Mistral.
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/3313943

     No fim da tarde todos se dirigiram para o alto de uma montanha onde fica  Observatório Cerro Mamalluca para contemplar o céu estrelado do Vale de Elqui. Neste local aconteceu também uma reunião para leitura de poemas.
O retorno a Santiago aconteceu no dia seguinte. 
     
     O último compromisso do grupo foi a visita a uma Estação de Esqui no Vale Nevado, a 3.200 m de altura, nas proximidades de Santiago.  Era primavera e as montanhas ainda exibiam sua crosta gelada nas partes mais altas. No caminho de volta, em meio à natureza acidentada, um cenário ecológico serviu de palco para o encerramento do Encontro. Foram entregues os certificados de participação, oportunidade em que os poetas recitaram seus últimos textos. Aproveitei o momento para anunciar o lançamento do livro 501 Poetrix para ler antes do amanhecer que aconteceria dias depois em Salvador.

        Aos poetas do Recanto das Letras deixo uma palavra de incentivo para que participem do próximo Encontro em outubro de 2012. É uma experiência inesquecível!
_____
Confiram os clips com tomadas das duas etapas do VII Encontro:

http://www.youtube.com/watch?v=5BXrO9yGx48&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=wyDUFlt-f-Q&feature=player_embedded