RESENHA SOBRE A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

RESENHA SOBRE A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Em todo processo em questão que aborda o contexto geral da avaliação, devemos levar em conta, que pelo lado do sentido correto e justo, a avaliação atua como um fator de saber e compreender o desenvolvimento e empenho do aluno, em todos os rumos de aprendizagem, em relação à aula, e em todos os ramos de orientações convencionais e convergentes do aluno.

A avaliação serve como uma afirmativa de tomar ciência, e da suspeita da situação e a atuação do aluno, pelo lado verídico da boa visão, e da consciente colocação da posição exata da causa, visto pelo lado bom e leal da coisa.

Esta avaliação poderá ser muito convincente quando aplicado de acordo com os objetivos e ideais, abrangentes aos julgamentos intencionais e cordiais do professor.

Não servindo então de castigo ou penitência para não desestimular o aluno ou desviar a atenção para o desinteresse da aula.

E de todas as formas, procurar artifícios viáveis para o estimulo atrativo e contagiante do mesmo, pois entre todos os talvez empecilhos que o fator avaliação pereça a esbarrar, isto talvez possa prevalecer o fato de haver uma obrigação e necessidade de se avaliar dentro do perjúrio de saber a situação do aluno estimulando sempre para que não venha o desinteresse de sua parte.

Pois por mais que a avaliação venha ou não inibir o aluno, devemos compreender que sendo a avaliação convincente e aplicativa de forma das exigências cabíveis e contextuais, talvez faça com que o aluno entenda a necessidade de ser avaliado, sem nenhum constrangimento, para talvez interferir na concepção, Participação e entendimento amplo e discreto da aula.

O professor tem por obrigação, de aplicar a avaliação sim, com o objetivo de somar num crescente promissor com o aluno, tudo de aprendizado, durante todo o seu processo de ensino, entendendo as necessidades do estudante, as suas deficiências e carências que a interferem em aula.

Sendo de sua imputabilidade sentenciar ou julgar, e decidir, e de definir de como de melhor aplicar o feedback, positivando e ampliando o fator aplicativo e explicativo dos alunos, não sendo o professor autoritário e nem arbitrário, para não intimidar, constranger ou bloquear de modo algum o aluno, entendendo as questões criadas e elaboradas pelas situações em litígios com cada turma atuante, no que serve de escala para cada degrau promissor do educando.

“Quanto ao aluno, ele deve possuir, objetivas, determinadas e contextuais, habilidades básicas antes do processo de avaliação, demonstrando que os objetivos do conteúdo do curso já foram subjugados, durante o decorrer do processo de ensino, encaminhando o aluno as estratégias e programas alternativos, resgatando o aluno que apresente dificuldade.

A emoção e a atenção geram um intenso baque ou choque confrontados com a nossa faculdade mental de observação, e sobre nossa competência de prudência; e também sobre os nossos procedimentos.

As referidas emoções alternam talvez choques brutais, sobre os nossos organismos de cuidados e estudos, influenciando, e talvez mexendo com as nossas respectivas reflexões de rendimento.

As emoções podem ou não reforçar a nossa memória , que elas agem com parcial reação podendo alternar pelo auxílio ou não auxílio, sobre a questão aprender.

O stress, as reações emocionais reduzem ou chegam a comprometer o desenvolvimento do raciocínio, alterando o sistema nervoso fazendo com que a pessoa não acione o raciocínio.

Então devemos entender que a emoção pode ou não reforçar tanto quanto reduzir o desempenho do encadeamento dos argumentos, se posicionando como crítica devido a estes fatores referidos.

A avaliação só será adaptada quando for utilizada formalmente com extrema e indicada legitimidade e justeza, integradas conforme as sucessivas aulas, e em concordância com os alunos, de forma complexas e diferentes, com as provas sendo aplicadas sob um clima propício e agradável a ponto de entusiasmar mais e mais os alunos.

Nas suas funções a avaliação deve seguir os processos em seguimento como, diagnóstico, somativa e formativa, acompanhando as fixadas capacidades, essenciais do aluno, indicando os fundamentos e objetivos do curso, que foram subjugados durante o processo.

Encaminhando os alunos as estratégias e projetos opcionais, no sentido de recuperar o aluno, resultando na legalização do processo de aprendizagem, buscando as diferenças individuais.

E servindo como um suporte de instrução, incluindo todos os conteúdos vigentes, a determinada etapa, favorecendo o feedback ao professor identificando os aspectos de aprendizagem, para serem reforçados.

Também registrando o que o aprendizado captou ao final do curso, incluído a conteúdos dinâmicos, e com objetivos mais esclarecidos; Ao qual dedica principalmente à colocação de notas classificatórias à comparação de resultados conseguidos com vários alunos, com métodos e material de ensino; No que entra para o aluno o feedback. (nível de aprendizagem)

E em todo este contexto um dos principais fatores, é fazer com que o aluno na hipótese alguma não cole, e nem apele por artifícios que emparede o aprendizado.

E se ao caso ele insistir em colar e o professor flagrar, ele tem de saber de como lidar maleávelmente com a situação, entendendo o porque que leva o aluno deliberadamente a colar, não levando este fator ao pé da letra, e sim levando em consideração o interesse do aluno, sua pontualidade, e dedicação.

Seguindo talvez por um caminho com menos dificuldades para desempenhar o seu impulsivo intuito, levando a questão da avaliação pelo lado bom da coisa.

O professor tem que saber ser flexível para lhe dar com esta situação, até porque ele tem que entender a dificuldade de cada aluno, não permitir colar, procurar da melhor forma a ajudar, como também seguir as normas com cautela, a ponto de não prejudicar indevidamente o aluno, no que não é viável e nem indicado para o fator educação, que tem como objetivo ensinar e pouco reprovar conforme as condições e interesses do aluno.

Pois reprovar talvez sim, mas só em último caso, percebendo com que o aluno se afasta dos estudos, onde só aprende com facilidade as coisas da rua, principalmente as que são descartáveis e supérfluas.

E percebendo o seu não empenho, procurar entendê-lo ou compreendê-lo. Procurando recuperá-lo de uma forma salvadora, para retornar com este para sala de aula com êxito.

E tanto professor como o aluno, tem que entender que, a escola é para o professor ensinar e o aluno aprender, no que ambos tem que fazer a sua parte, conforme a sua importância dentro da dinâmica de cada atuação.

Onde a avaliação entra como julgo por aquele que quer realmente aprender.

Paulo Roberto Giesteira

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 12/12/2014
Reeditado em 01/06/2017
Código do texto: T5067312
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