DELÍCIAS DO GÊNERO HUMANO

DELÍCIAS DO GÊNERO HUMANO

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Pouco se ouve falar de homens no mundo, com a preocupação de solidariedade como do Imperador Romano Tito, que liderou Roma na antiguidade, nos anos 79 à 81 AC. Codinomizado como "delícias do gênero humano" Este que foi filho de Vespasiano, ex Imperador Romano de 69 à 79 AC, que era um líder justo e de comportamento humilde quando se tratava de postura na liderança perante a sua alta posição.

E este imperador magnânimo, (Tito) quando não fazia alguma obra de caridade voltada para o seu povo, Dizia em latin: "Diem Perdidi", Ou mesmo esclarecidamente no português amplo, "Perdi o meu dia".

Numa célebre frase em alusão ao dia em que nada fizeste em favor do sofrimento do seu povo no intuito de reverter este quadro de desordem imperial.

Para este imperador filósofo, além de vencedor de muitas batalhas, Guerreiro ilustre, que lhe deu o título de herói romano, muitas ajudas prestou ao seu povo, como também aos outros povos que lhe cercavam, sobre a qual era do domínio ou aliados do Império Romano.

No que o povo romano o aclamava com um populismo que lhe ampliou a sua fama, em que muitos outros povos ficaram sabendo de suas proezas, que atravessava o outro lado do mundo.

E o seu povo o amava como um ser extraordinário, tanto como um grande guerreiro, e consideravelmente como um iluminado imperador que cumpria com as obrigações recebidas pelo seu povo.

No que hoje as frases "egoísmo grosseiro", "só pensar em si mesmo", "levar vantagens em tudo", e "tudo para si e nada para os outros", imperam perante aos líderes deste mundo desigual que muitas das vezes ausentam as normas da dignidade que isentam recursos reservatórios, por obscuridades de não se respeitar toda a igual cidadania.

Em que mediante a tantas riquezas a ambição, e a ganância é que levam o homem a tantas astúcias voltadas para o acúmulos excessivos de bens.

E a frase igualdade social que era pra ser cumprida, fica esquecida perante a tantas disputas de poder que denigrem a imagens dos homens, em sua infindável busca da felicidade.

Na Satisfação talvez estabelecida por sua colocação de status, em que o homem por não querer ficar abaixo dos outros buscam riquezas ou ganhos a todo modo, permeando através dos seus artifícios, ângulos que desviam os planos que talvez dê ao mundo um pouco, o talvez o suficiente de igualdade.

No que talvez seja por isto, que haja nos dias de hoje, enormes desigualdades,onde que pra isso passe a valer a questão do status,que alterna o ser humano em ser solidário perante aos holofotes e obscuramente egoísta por trás das cortinas da impaciência.

Pelo que, pra se vencer muitos apelam por caminhos menos pelejados, que empenham aquilo de sagrado, ou que fogem as regras dos princípios morais, éticos e estéticos que pelo real, pode denegrir a alma, pelo que o indivíduo possa se entregar ou mesmo se negociar.

Em que uns tem tudo ou muito, e não procura a auxiliar os outros, enquanto a maioria não tem nada ou quase nada, e talvez pelo pouco que tenha procura a ajudar da sua melhor forma os seus semelhantes.

E vemos pelos contrastes do cotidiano pessoas bem abastadas, mendigos, pessoas menos favorecidas ou mesmo privilegiadas, com o insumo do embate a se esbarrar pelas ruas de uma grande ou pequena cidade pelo mundo.

Muita gente pedindo esmola, morando nas ruas numa estatísticaque aumenta a cada dia que passa; outros pedindo ou querendo comprar o seu voto, corpo, alma, sexo ou a sua beleza, sua arte, ou ofício, como uma arma de um movimentado mercantilismo moderno.

E esta célebre frase que se resguarda e vangloria pelas estradas da cultuada história, pronunciada pelo grande Imperador Romano Tito, "Perdi o meu dia" pelo que fica sucumbida por uma contemporânea continuidade, que justificado pelo seu alto desenvolvimento tecnológico, acirra vários atos apostados pela sua insignificante iniguidade.

Pois O Imperador Tito, perseguiu os Cristãos, invadiu e destruiu parte de Jerusalém que era como inimigo de Roma, que insinuava várias ameaças por sua ferocidade, fez muitos cristãos de mártir, escravos, etc.

Isto sim pelo respeito e obediência a hierarquia imperial dos governantes e do império romano,que submetia estes critérios em cumprimento as leis e ordens romanas que sustentava a Roma, a sua supremacia envolto de sucessivas conquistas.

Por que na antiguidade, conquistar era a lógica de domínio, para o exercer poder e expandir suas atribuições.

E Tito foi um desses imperadores conquistador, Pois para ser admirado e venerado,tinha que obter muitas conquistas, sobre a qual lhe dava ampla notoriedade,perante uma época em que o grande guerreiro, era o mais considerado como destaque.

Mas com todos estes desmandos Tito Tinha o seu lado bom, que até hoje se guarda o fatos mais positivo.

No que com isso falo neste texto pelo fato da falta de caridade em que muitos indivíduos insistem em promulgar seus termos.

Que além de contribuir como pessoas mesquinhas, avarentas ou interesseiras, justificam a sua destreza pela oportunidade que só pensa em conseguir algo pelo que vem pelo lado de sua intenção.

E o mundo escassa de cidadania, tolerâncias e irmandades de ajudas com presteza para o aumento de sua população que já nasce com estas mesmas ideias.

Pelo que todos aos que coniventes integram estas atitudes, anunciam ao seu sentimento a estabilização de sua ruína, no que aumentará o tempo para a sua erosão antecipando toda a prevista destruição.

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 04/06/2015
Reeditado em 20/07/2016
Código do texto: T5265594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.