Ética na Educação

FACULDADE KÚRIOS – FAK

Centro de Educação

Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

Disciplina: Ética

Júlio Cezar Moura de Oliveira.’.

Resenha Critica

Ética na Educação

Prof. Me. Carlos Dias Chaym

Maranguape – Ce

Dez. 2016

RESENHA CRÍTICA

ARTIGO: ÉTICA NA EDUCAÇÃO

TADÊUS, Patrícia Aparecida; CUNHA, Nilda Abadia Frazão. Ética na educação. Revista Triângulo, Minas Gerais, MG, v.2, n.2, p. 139-156, jul /dez. 2009. Disponível em:<http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/62/90>. Acesso em: 05 dez. 2016.

Ética na docência é necessária? As políticas públicas objetivam e direcionam na matriz curricular a necessidade da abordagem da ética? O professor é um ser a ético, ético antiético?

A autora Tadêus é especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal Triângulo Mineiro e Cunha, orientadora com titulação de Doutora em Educação pela Universidade Americana, Paraguai.

O artigo aborda de forma coesa a temática da ética na formação profissional dos docentes tomando como embasamento teórico: Candau, Chauí, Freire, Morin, Hernandez, Vasquez e outros.

Introdução

Ao confrontar a ética contemporânea do processo educacional com o papel da escola, percebe-se que a formação do aluno deve ser mais ampla, diversificada, integrando os saberes(dos alunos e dos professores). Para tal se faz necessário uma releitura da formação do professor.

A ética deve ser determinante, procedimental e atitudinal, assim deve acompanhar todas as etapas de formação do alunos. Deve estar presente em cada canto da escola, permeando a todos que compõem a comunidade escolar (núcleo gestor, funcionários, professores e pais). A ética na educação é uma revisão de valores, percebendo que alguns valores foram alterados ou modicados conforme a necessidade da sociedade. A ética deve ser encarada como um modo de vida, costumes de um povo. Onde os valores que regem a humanidade não devem ser submetidas a interesses individuais. Esses valores devem permanecer inviolável em seus princípios.

Paulo Freire (1996) com seu modelo de educação não bancaria na alfabetização de adultos e com sua vasta produção intelectual, levam-nos insurgir o professor formador de cidadãos. O professor atual deve ser também um pesquisador, buscando inovações tecnológicas para acompanhar os processos econômicos e sociais da globalização. Para tal deve entender que a formação do professor é continua e ininterrupta. A ética do professor permeia a necessidade de valorização dos conhecimentos dos alunos, estimulando a criticidade e a possibilidade de resolver problemas. Para tal é necessário perder a atuação personalista, solitária. Ensinando valores que levem a autonomia e a independência dos educandos.

Para Freire(1996) estamos no melhor momento para reflexões a respeito da Ética, tendo em vista as discursões sobre o papel do professor. Este não deveria apenas ensinar os conteúdos, mas deveria também ensinar a pensar. Afirma que ética, estética e lógica são conceitos inseparáveis a prática educativa. Deve-se travar uma luta diária entre a educação: professor, os alunos e as mensagens que são ministradas em sala de aula e em torno delas.

Fundamentação Teórica

Ética tem origem na antiga Grécia ethos que significa: costumes, hábitos, modo de vida. Moral surgiu de tradução latina de ethos que e mos: conjunto de normas que regula a vida humana em sociedade. Para Durkheim Moral é a ciência dos costumes. A Ética segundo Motta (1984) é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social. A Moral é temporal, sempre existiu, o ser humano tem consciência Moral, levando-os a distinguir o certo do errado. Ética teria surgido com Sócrates, quando ele começou a investigar e a explicar as normas morais.

Para Vásquez (1998) Ética é a teoria e a reflexão enquanto a Moral é puramente a prática, sendo que uma depende da outra para se complementarem. Na formação docente a ética e questões de estudos acadêmicos minuciosos, onde percebe-se a deficiência da prática em sala aula e a teoria adquirida nas licenciaturas. Necessário investimentos contínuos na formação dos professores para aprimorar saberes e reconstruir um ensino voltado para as inovações tecnológicas. Sendo o repensar da formação docente é uma das vertentes da ética profissional.

Para Hernandez(1988) Ética é o julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa. Assim a ética tem sido empregada em diversos ramos dos conhecimento, do mercado financeiro, na educação, na políticas entre outros.

A questão da ética na formação do educador

Para Morin (2005), a ética na escola, não deve ser ministrada com lições de morais. Assim temos uma tripla realidade: o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana. O novo milénio vem com duas ações a serem desenvolvidas: estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a humanidade como comunidade planetária. A educação deve superar a questão da consciência da “Terra-Pátria”, mas permitir estabelecer a vontade de realizar a cidadania terrena. (A busca da hominização e humanização).

A formação do educador deve ser permeada de atitudes e ações relacionadas a dialética na gestão. Deve-se provocar transformações no desempenho intelectual, mas também no comportamento social, político, cultural e profissional. Para Chauí (1988) ser bom, não seria apenas conhecer a bondade (Socratiana), nem ao menos não praticar a maldade. Ser bom remeter em cometer ações de bondade e não realizar ações malévolas. Sócrates é portanto o “Pai da Ética”, foi a partir dele que Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Spinoza, Kant, Nietzsche entre outros tem abrilhantado esta temática no decorre da história da humanidade.

As relações interpessoais e ética no desenvolvimento do trabalho pedagógico

A atividade humana deve apresentar “signos” que mostre a necessidade de transformações afim de que uns fiquem a serviço dos outros. O ser humano pode agir por instinto, automaticamente ou humanitariamente, planejada, movida pela consciência. O homem educado é capaz de diferenciar os valores e receber uma formação ética, fazendo toda a diferença ao meio e as pessoas que estão ao seu redor. Este homem “polido” deve ser uma busca constante da escola no processo de formação da cidadania dos alunos. A ética deve estar presente no Projeto Político Pedagógico da escola, assim como em todos os cantos que compõem a escola. A Ética na gestão escolar implica em mudanças de comportamento entre todos que compõe a comunidade escolar dando mais visibilidade e notoriedade as Unidades Escolares.

Os PCNs (1997) propõe que em todos os segmentos escolares deve-se primar pelo Respeito mútuo, Justiça, Dialogo e Solidariedade. Estes temas levam ao exercício continuo da Ética. O Respeito mútuo consiste em respeitar as diferenças e singularidade de cada um. Valorizando os espaços públicos na formação incessante na busca da cidadania. A Justiça vai além das dimensões jurista e legalista. Ela consiste em saber seus direitos e deveres perante a sociedade. Estabelecendo um elo entre a cidadania e a ética. O Diálogo deve ser valorizado. A comunicação entre as pessoas e essas em grupos sociais consiste na construção continua da ética. Saber usar as palavras é a arte da oratória. Dialogar deve ser entendido como a habilidade de ouvir, nas valorização das ideias. A Escola é um espaço primordial para ensinar os valores da aprendizagem na tradução da ações e das atitudes individuais e coletivas. A solidariedade consiste na doação de si para o outro ou da ajuda desinteressada. Sendo o aprimoramento humano na relevância para relações interpessoais. A solidariedade é o exercício da cidadania.

A ética, enquanto pensamento filosófico, conduz ao estudo da Moral humana “conduta ideal”, produzindo um “homem ideal”. Assim a Ética na atualidade consiste em ditar as qualidades das ações humanas. Segundo Vásquez(1998) Ética é uma ciência que estuda os valores e virtudes humanas, estabelecendo um conjunto de regras de conduta e de postura a serem observadas para que o convívio em sociedade de forma ordenada e justa. Não basta conhecer a ética deve-se praticá-la continuamente, formando a sociedade mais justa e buscando a cidadania, transformando o mundo em um lugar melhor.

Procedimentos metodológicos

O artigo teve um enfoque bibliográfico e qualitativo. Levou em conta diversos autores. Citados no corpo do trabalho.

Considerações finais

O artigo propõe a necessidade de uma formação continuada dos docentes, voltadas para o desenvolvimento dos valores éticos e morais a fim de que os professores possam desenvolver na rotina de sala de aula e fora dela condições relevantes para a cidadania.

Conclusão crítica da resenha

A autora poderia ter aprofundado mais o tema. Não ficou bem claro a ideia de “pensar certo”. Entendo que pensamento certo ou errado depende exclusivamente da visão de quem está analisando o contexto do local onde o fato ocorreu e do tempo de sua ocorrência. Educação de qualidade, termo empregado no artigo é no mínimo contraditória. Educação é a ciência do ensino-aprendizagem humana. Quando falamos em seres humanos estamos tratando de diferenças e diversidades culturais. Assim a escola com um espaço multicultural não consente a ideia de qualidade. Qualidade em quê? Qualidade é uniformidade, padronização, modalidade das pessoas e das coisas. Sendo limitante a análise das pessoas. Além de tudo isso ainda não segue uma linha clara de pensamento, deixando algumas fazendo com que vez por outra voltemos aos antigos conceitos. Creio que este artigo ficou muito repetitivo em suas abordagens.

Júlio Cezar
Enviado por Júlio Cezar em 20/12/2016
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