Divulgação científica: informação científica para a cidadania?

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.

O artigo “Divulgação científica: informação científica para a cidadania?” foi escrito por Sarita Albagli e possui uma linguagem clara e objetiva, estando uma pesquisa direcionada aos profissionais interessados em ciência, tecnologia e divulgação científica, como também á sociedade em geral. O texto aborda sobre a divulgação da ciência, seus principais conceitos e qual seu papel no mundo contemporâneo. Após a introdução de seu texto, a autora mostra um pouco do contexto histórico do tema, mostrando que foi depois da II Guerra Mundial que foi operado uma transformação radical na relação entre ciência e sociedade. A partir do século XX, a ciência incorpora-se ao funcionamento cotidiano da sociedade e a cultura científica. No próximo tópico do artigo, é falado sobre a divulgação científica, definindo-a como o uso dos processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral. Ainda nesse capítulo, a autor aborda que o papel da divulgação científica vem evoluindo, acompanhando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, podendo estar orientada para diferentes objetivos, tais como: educacional, cívico e a mobilização popular. No capítulo subsequente, fala-se sobre algumas motivações que levam o crescimento da divulgação científica, sendo um deles: a necessidade de maior controle social dos impactos da ciência e tecnologia na vida cotidiana e a necessidade de orientá-las para dar soluções aos problemas básicos da humanidade. A autora cita a mídia como uns dos meios mais usados para a divulgação científica, estando associada ao jornalismo científico. Após essa ideia, a autora traz um pouco do contexto histórico do jornalismo científico. Também é considerado um instrumento de divulgação científica, segundo a autora, os museus e os centros de ciência. Nas suas considerações finais, a autora deixa claro que são perceptíveis as dimensões reais e complexas das atividades de divulgação da ciência e tecnologia, como também uma das tarefas mais difíceis a serem realizadas no desenvolvimento de programas de popularização da ciência e tecnologia é alcançar o entusiasmo pela ciência dos profissionais envolvidos na sua concepção e aplicação e a necessidade de se evitar transmitir ao público leigo uma visão exagerada das possibilidades da ciência moderna.

Willamis Santana
Enviado por Willamis Santana em 10/01/2018
Código do texto: T6221733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.