Saúde mental e equilíbrio - AME - ATITUDE/AMOR,MUDAR - METAMORFORSEAR-SE, EDUCAR-SE E EMPATIA

A educação além de bancária como constatou Paulo Freire e servir à Geografia da Fome em Anísio Teixeira; está, historica- e ideologicamente, sucateada há muito tempo. Líderes mortos, professores engessados e vivendo de "gizes e cuspes", operários do ensino de ruim qualidade, alunos sem perspectiva e famílias desempregadas e sem condições de educar em casa, manipulação das mídias, corrupção maciça no poder sistemática e violenta... Vivemos em tempos de hipercrise... Uma escravidão sociológica das piores. Que será da juventude... dos idosos... das crianças... dos lares... do Brasil no UTI, ó Deus dos oprimidos - Grita Zumbi, Grita Marielle, Grita Betinho, Grita juíza Patrícia Lourival Acioli, grita e protesta negros e negras, Saí à rua e praças - ó povo Brasileiro... A bandeira está entre lágrimas e espezinhada de sangue nos tribunais e poderes ... Grita Rui Barbosa como na Carta ou Discurso aos Moços e à Juventude: "O engodo e a desonestidade triunfou em todo lugar... Temos vergonha de sermos honestos... " Que pena! Não roubemos como muitos dos poderes... Eles deveriam dar exemplos... Mas, não são a razão de nossa Brasilidade e nacionalidade. A dignidade de cada cidadão reside em seu peito e sua consciência moral, diante de Deus que existe. O dinheiro não é deus! A vida vale mais do que tudo, ,mais que a riqueza. A miséria é tão cruel quanto a riqueza: A primeira solapa o homem reduzindo-o ao ser servil e medíocre; a segunda engana o coração - cegando-o a ponto de ser visto como ter acima do ser e sendo apenas um pseudodeus... Isolando-o no poder e patologizando as relações e gerando morte - uma cultura da corrupção e uma rede de cúmplices malignos e perservos, infelizmente. Mas, o bem é maior que o mal; a luz mais forte que as trevas, a vida é mais instigante e teimosa que a morte; a bondade é a cura dos males e a caridade apaga mil pecados. Os corruptos não chegarão à realização e ao Paraíso; sem chance.. se não mudarem de mentalidade e de coração empedernido... Os perseguidos, os pobres, os mansos, os puros, os justos, os inocentes, os pacificadores, os humildes, esses sim herdarão a melhor parte - a vida em abundância e felicidade já qui de alguma forma e totalmente na vida Eterna, que exite SIM. Jesus disse:

"- Meu Reino não é deste mudo... Ai de vós os ricos... Não podeis amar a Deus e ao Dinheiro. Trabalhem por causas que não pereçam - tudo mais perecerá... O que semeia - isso colherá!"

_________________

Ricardo Reis - heterônimo de Fernando Pessoa - METONÍMIA em Fernando Pessoa - Filosofia do ser nas coisas...

(Reflexo do ser no mundo; Dasein; utopia e realidade; fragmentação do ser nas coisas; auto-realização e sintomia e espelhamento do ser no ter e nos outros entes; metafísica e antropologia cultural, ser viável e ser reflexível ou versátl; homo faber et sapiens ou ludens. )

"Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive."

14-2-1933

Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa.

(Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.)

Lisboa: Ática, 1946 (imp.1994). - 148.

1ª publ. in Presença , nº 37. Coimbra: Fev. 1933.

http://arquivopessoa.net/textos/503

_____

Metáfora em Fernando Pessoa: Ser fingidor para ser poeta; a mímeses!

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

___

Paradoxo em Fernando Pessoa:

Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. (Tabacaria)

__

Anáfora em Fernando Pessoa: Tema da ruptura com o mundo; morrer!

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.

Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,

E não tivesse mais irmandade com as coisas...

____________

e·ner·gú·me·no

(grego energoúmenos, particípio presente de energéô, estar em .ação, sofrer uma .ação sobrenatural)

substantivo masculino

1. [Antigo] Pessoa dominada pelo .demônio. = POSSESSO

2. [Figurado] Pessoa que, dominada pela paixão, tem atitudes ou comportamentos excessivos.

3. [Figurado] Fanático intolerante.

4. [Pejorativo] Pessoa considerada ignorante ou muito básica. = BOÇAL

Palavras relacionadas: possesso.

"energúmeno", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/energ%C3%BAmeno [consultado em 17-03-2018].

__________________

COMENTÁRIOS DE J B PEREIRA - RECANTO DAS LETRAS

Há tantas MarielLes silenciadas como Marielle Franco e seu motorista homens com H maiúsculos, Hércules e Cristos das culturas, vitimados pelos "donos do poder...). Marielle Franco é mártir do movimento pela decência e dignidade do brasileiro nas suas variegadas expressões culturas e étnicas. As lágrimas por ela são merecidas - seguir seu exemplo é libertação da dor e grito contra a escravidão sociológica a que nos impinge o sistema hipócrita e pseudodemocrático em que atravessamos. Um dia, sorriremos com os justos e haverá paz para quem semeou coragem e exemplo. Marielle Franco está presente e viva entre nós quando amamos, perdoamos, lutamos por nossos direitos, por uma educação decente e digna ... Não imitemos os corruptos. Porque somos luz da terra e sal do mundo, como nos anunciou Jesus e os grandes mestres de todas as religiões e latitudes. Viva Marielle Franco, Viva nossas mulheres, viva os negros e negras, viva todos os brasileiros que somos nós! Contra a corrupção - um Brasil ético e menos violento. Viva Zumbi dos Palmares e Dandara... Viva os movimentos das comunidades e a solidariedade dos que acreditam no Brasil digno dos brasileiros. Fim da corrupção epidêmica e destrutiva, enganosa e perversa. Não esqueçamos de Marielle Franco.

Reflitamos com Fernando Pessoa: Odes de Ricardo Reis:

(Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.)

Lisboa: Ática, 1946 (imp.1994). - 148.

1ª publ. in Presença , nº 37. Coimbra: Fe

"Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive."

Requiem!

Que sua alma nos ajude na luta contra o mal e a opressão histórica...

Amém.

OBS: Publicado também em:

https://www.geledes.org.br/o-trafico-nao-opera-da-forma-como-marielle-foi-executada-diz-delegado/

“O tráfico não opera da forma como Marielle foi executada”, diz delegado - Date: 17/03/2018in: Mulher Negr

__________

Penso ser oportuno a migalha que se destina nas políticas públicas aos negros e afrodescendes como afirma tão bem:" Angela Maria Chagas · IDC

Tudo para NÓS Negros sempre é 10%:para a cultura,p.ex:bolsa p/íntercambio/vagas de empregos.Sendo que,para cargos de liderança(Diretor da empresa), no STF,STJ,M.P ,no Exercito as 4 últimas patentes ñ tem Negros,

Reitor das UFRGS ,USP,PUCs(de todo Brasil ñ há e ñ houve).

Interessante; na favela ,no presídio,nos bus,no SUS,embaixo dos viaduto, dormindo em plásticos nas calçadas,abordados nas ruas p/identificação,dirigindo corros Top,gari, operando tarefas de repetição, morte de negros bala" perdida "(achada) NÃO É 10%."

__

Texto diante do contexto da notícia em:

Em audiência na JFRS, movimentos negros e UFRGS entram em acordo para desocupação da reitoria

Date: 17/03/2018in: Cotas Raciais

Após mais de quatro horas de conversa, representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos movimentos que ocuparam a reitoria da universidade chegaram a um acordo em relação aos critérios de análise racial adotados pela instituição no sistema de cotas. Com isso, os estudantes se comprometeram a deixar o prédio até às 18h desta sexta-feira (16/3). A audiência de conciliação aconteceu ao longo do dia na sede da Justiça Federal de Porto Alegre.

no JFRS

https://www.geledes.org.br/em-audiencia-na-jfrs-movimentos-negros-e-ufrgs-entram-em-acordo-para-desocupacao-da-reitoria/

__________________

J B Pereira e https://www.revistabula.com/522-os-10-melhores-poemas-de-fernando-pessoa-2/
Enviado por J B Pereira em 17/03/2018
Código do texto: T6282600
Classificação de conteúdo: seguro