QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

Quando Sinto Que Já Sei, trata-se de um documentário sobre educação sobre formas e projetos educacionais, sobre como fazer da escola um lugar de ensino e aprendizagem alegre, que faça com que a criança sinta seu lugar no mundo, sua importância, onde ela não é vista apenas como uma caixa vazia onde são depositados tudo sem que ele mesmo busque o saber.

Se perguntares como esse documentário pode influenciar na prática pedagógica atual e futura, a resposta seria simples, e desafiadora, diríamos que a primeira coisa a ser levada em conta como professor e como futuro é de que a criança não é uma página ou um livro em branco quando chega à escola, e que só será escrito e ganhará vida quando chega a escola, quando começa a escrever e a ler, pelo contrário, como professor devo levar em consideração que uma criança quando chega a escola já possui sua história e um conhecimento de mundo que não pode e não deve ser ignorado pelo professor, ou seja, desmistifique a ideia de que a criança chega a escola sendo um livro em branco.

A criança não é uma massa comprada em branco e que será colorida e ganhará formas modeladas pelo professor, entretanto isso é o que muito se tem visto na educação brasileira, principalmente nas escolas mais carentes, aonde o professor chega e a única alternativa que oferta é o ensino mecanizado onde o aluno é visto como apenas como depósitos vazios a serem preenchidos.

Um fator observável e preocupante é a questão da evasão escolar, que não é pequena, então o professor junto a escola pode se perguntar até que ponto eu sei, até que ponto proporciono ao meu aluno a vontade de estar em sala de aula, de aprender, e de querer voltar as escola todos os dias, desse questionamento surge outro, será que sei, que consigo acompanhar o ritmo do meu aluno do século XXI, com o meu pensamento do século XX, dificilmente isso dará certo, não que o professor vá se deparar com uma sala totalmente diferente, até mesmo porque de algumas coisas o professor e o sistema não foge a regra, visto que embora ele esteja no século XXI, algumas matizes permanece igual como lista de frequência, mesas, cadeiras, lousa e giz, mas uma coisa não permanece igual, os jovens que ali estão, são jovens com pensamento contemporâneo, são jovens século XXI e não poderão ser tratados como jovens de cabeça e ensino secular.

O documentário, QUANDO SINTO QUE JÁ SEI disponível pelo canal yutube na internet mostra exatamente como o professor junto a escola pode fazer a diferença na vida de muitos sem que precise obedecer cegamente ou até mesmo fugir do sistema, trata-se de criar, recriar, inventar e reinventar.

A escola tida como patamar de ensino e aprendizagem, não precisa ser necessariamente um quartel general, ela pode ser um lugar de aprendizagem prazerosa, e como professor devo lembrar que não sou o único detentor do conhecimento e que não estou ali apenas para ensinar mas para facilitar um aprendizado que pode ser buscado pelo próprio aluno e para isso será necessário a derrubada de barreiras levantadas pelo regimento escolar e pelo sistema, visto que para realizar o que propõe os educadores do documentário é necessário que a gestão escolar junto a escola trabalhe como o mesmo objetivo.

Ser professor nunca foi uma tarefa muito fácil, visto que nem sempre o mesmo pode fazer e utilizar o que para ele seja considerado acertado no quesito ensino e aprendizagem. E falando na atualidade como professor teremos que lembrar sempre que não somos o detentor do conhecimento, e que professor aprende com o aluno.

Como professor, devo lembrar também que não conheço meu aluno logo que chego a escola, que não posso exigir dele sem antes no mínimo saber o que motiva ir a escola todos. Ser professor é bem mais do chegar a sala de aula pedir silêncio, ministrar os conteúdos mecanicamente, ser professor, é ser autoridade em sala, mas mais do que isso, é ser autoridade sem autoritarismo, é por vezes, igualar-se ao aluno, não é fácil, quebrar regras do sistema quando se é professor, mas é possível principalmente se essas regras beneficiar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

SANTOS, Maria Gerusa Gomes (Geusa Henrico)

Geusahenrico
Enviado por Geusahenrico em 05/05/2018
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