TCHOUKBALL-TERAPIA: baseado nos componentes psicomotores e psicossociais relacionados à saúde físico-mental, segundo Doutor Hermann Brandt.

RESUMO INFORMATIVO - ARTIGO EM VIA DE PUBLICAÇÃO

As reflexões do doutor Hermann Brandt (criador do Tchoukball) sobre a terapia e psicologia esportiva do Tchoukball, cuja competência técnico-científica e social, será transmitida neste estudo. Sobre tudo, seus elementos fundamentais e ideológicos que foram extraídos das experiências de todas as disciplinas que por ventura se interessam pelas atividades físicas em geral: a Fisiobiologia, a Psicologia Individual e a Psicologia Coletiva conhecida como Psicologia Social, Psicologia do Esporte (ou Psicologia Esportiva), além da Sociologia como um estudo de grupos sociais. Isso sem mencionar o corpo e as técnicas psicomotoras. Por essas razões, encontramos seus princípios essenciais sobre cada uma das disciplinas acima citadas. O Tchoukball foi concebido com a intenção de defender, proteger e desenvolver os valores fundamentais do esporte coletivo. Portanto, a orientação adotada desde o início nas pesquisas do doutor Hermann Brandt foi, sobretudo, àquela de um 'homem completo' em todos os aspectos: biológico, mental, social (BRANDT, 1971). Este é o biótipo perfeito do homem vislumbrado por Brandt. Mudando verticalmente o argumento, quanto ao aspecto psicológico e relacional do Tchoukball que são um grande impulso para as defesas psicológicas e do sistema imunológico, ajudando a combater as crises existenciais da vida comum. Também convém saber que o Tchoukball como terapia não medicamentosa estar habilitado a dá suporte a uma avaliação, tratamento e prevenção de lesões musculoesqueléticas. Suas propriedades psicoterapêuticas comprovadas por pesquisas científicas e pelos conhecedores dessa especialidade para o tratamento de vários tipos de distúrbios psicomotores, atuando de forma lúdica e cognitiva. Vale dizer que é devido à filosofia do Tchoukball que em geral diz respeito a defesa da abordagem do “Laisser-faire”, em francês com tradução para o português: “Permita fazer”, e ainda “Laissez-passer” ou “Livre-circulação”, tanto do jogador assim como a bola, isto é: jogue e deixe jogar! Deste modo, os participantes (jogadores) aprendem a controlar os sentimentos e ações agressivas prejudiciais ao bom desenvolvimento do ‘Jogo limpo’ como um ideal esportivo. Do ponto de vista educativo, formativo e sociocultural, o Tchoukball é altamente recomendado para iniciação esportiva na escola, como atividade esportiva para todos os gostos em clubes, faculdades, universidades, centros de lazer e recreação e escolas de esportes, Organizações Não Governamentais (ONGs) e projetos sociais que utilizam e aplicam os esportes coletivos como principais elementos em suas atividades a fim de uma formação equilibrada e equitativa do cidadão de hoje e do futuro. Posto em prática o Tchoukball contribuirá para a inclusão social com um elevado nível de eficiência, presteza e conveniência no combate às diabetes, a obesidade (sobretudo a obesidade infantil), as doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diversos distúrbios psíquicos, todo tipo de estresses, a violência (física e psicológica) e o Bullying escolar fenômeno que absorve cada vez mais os múltiplos agentes educativos, devido à sua recorrência nas escolas com sequelas danosas, e eventualmente fatais, para a saúde dos agredidos e agressores, frequentemente observados e questionados na sociedade hoje em dia. Este artigo destina-se a explorar as grandezas científicas do Tchoukball para atletas e não atletas, através de um estudo empenhativo do autor em disseminar seus conhecimentos pedagógicos específicos dessa disciplina esportiva, além de suas experiências teórico-imperícias sobre a filosofia e os fundamentos científicos do Tchoukball. No mais, se bem aplicadas às técnicas psicomotoras do Tchoukball deverão proporcionar várias efeitos positivos nas atividades sócio-esportivas e educativas, indoor e outdoor (ao ar livre), incluindo as variantes do Tchoukball, as quais desenvolvem plenamente e com igual intensidade: o tônus muscular, flexibilizam todas as articulações e a cura do cérebro humano, sempre se aproveitando da ‘Terapia e Psicologia esportiva’.

Palavras-chave: Tchoukball-terapia; Psicologia Esportiva; Hermann Brandt; Terapia esportiva; componentes psicossociais; saúde mental.

- APOIO FINANCEIRO: Recurso do “MISTER TCHOUKBALL ARTIGOS ESPORTIVOS”.

- ÁREA TEMÁTICA: Produção dos conhecimentos científicos e filosóficos do Tchoukball no Brasil.

- OBRA REFERENCIADA: BRANDT, Hermann. Étude critique scientifique des sports d'équipe - Prix Thulin de la FIEP, 1970. Le Tchoukball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971. Titulo em português: “Estudos Críticos e Científicos dos Esportes de Equipe” - Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física - FIEF, em Lisboa - Portugal. Trad. e adaptação do Francês (Helvético) em Português do Brasil: FERREIRA, Océlio Antônio.