A " Notre Dame".
 
              Uma catedral medieval em estilo gótico,  de 1330 , abençoando a "Cidade Luz" - Paris. Está na "Ile de la Cité", uma ilha do Rio Sena. Tem 387 degraus, é preciso fôlego , mas vale a pena.
               Construída onde havia uma pequena igreja à Nossa Senhora, destruída no século IX pelos vikings. O então bispo da cidade , Maurice de Sully projetou uma reconstrução, mas só no século XIX (1864) se tornou a catedral que conhecemos hoje, pelas mãos do arquiteto Eugène-Emmanuel Viollet-le -Duc.
                Imortalizada pelo escritor Victor Hugo , que se referiu a Notre Dame, como "  livro da humanidade", pois na antiguidade poucos sabiam ler, e seus portões contavam as histórias bíblicas à população.
                 No imortal livro de Victor Hugo ; " O Corcunda de Notre Dame", Quasímodo refugiava-se no campanário, de onde podia avistar a cidade, evitando as pessoas em razão da sua aparência . O famoso sino tem 13 toneladas, só toca em raras ocasiões , como na libertação francesa em agosto de 1944.
                Os gârgulas que ficam nas torres mais altas significam que os demônios sempre estão à espreita, e era um costume da época lembrar as pessoas sobre a maldade humana, para que a pudessem evitar. Embora fosse um costume medieval, esses gârgulas só foram colocados no século XIX, a exemplo de outras catedrais góticas.
                Espero que gostem !
             

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 04/08/2018
Código do texto: T6409021
Classificação de conteúdo: seguro