NISEKOI volume 4 – mistérios da infância

NISEKOI volume 4 – mistérios da infância
Miguel Carqueija

Resenha do volume 4 do mangá “Nisekoi” (namoro falso) de Naoshi Komi. Editora Panini do Brasil Ltda., Barueri-SP, 2017. Editora Shueisha, Tóquio, Japão, 2011. Neste volume: capítulos 26 a 34.

Os quiproquós da puberdade continuam neste quarto volume, sempre num clima de exagerada pantomina mas buscando na introspecção (pensamentos dos personagens) algo mais profundo. No capítulo 26 a Tsugumi, apesar de seu jeito masculinizado, recebe uma carta de amor em seu armário e mal consegue entender do que se trata — ela que foi criada na sua yakuza (máfia japonesa) para proteger a filha do chefe, Chitoge Kirisaki. A graça d apersonagem é que, apesar de toda a sua ignorância de fatos triviais, ela nem de longe é doce como uma Kobato, por exemplo; pelo contrário Tsugumi, por ser de um clã yakuza, é capaz até de matar, embora não o tenha feito.


“Dez anos atrás... a menina que fez a promessa comigo... era você, Onodera?”
(Raku Ichijou)

“Sim... sou eu.”
(Kosaki Onodera)


O fato de não conseguirem se lembrar claramente do que ocorreu quando tinham 5 ou 6 anos vai dificultando a vida dos protagonistas e, aos poucos, descobre-se que mais de uma menina do entrecho fez promessinhas ao Raku. Aparece uma terceira garota, Marika Tachibana, que também teria trocado promessas com Raku, com chaveiro e tudo. Para completar ela é filha de um superintendente da polícia.
Raku na verdade ama a Onodera, mas para evitar guerra de gangsters finge namorar com Chitoge (já que os pais dele e os dela são da yakuza e arranjaram o namôro para pacificar os dois grupos) e agora descobre que uma terceira garota o considera noivo.
Mais enrolado que isso vai ser difícil.

Rio de Janeiro, 27 de julho a 30 de agosto de 2018.