Resenha crítica- A Malala, poderá ser você.

LEAL, S.L.L. Graduanda em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Pernambuco -UPE.

19 de Outubro 2018

Resenha crítica

A Malala, poderá ser você.

Antes de contar aqui, de fato, venho dizer-lhes que não é fácil. Antes de escrever aqui, já pensei em várias vezes em desistir, por não saber se é exatamente isso que quero, se esse é o verdadeiro curso dos meus sonhos, em uma das melhores universidades brasileiras, entretanto, tudo começou em uma sala de aula fictícia em que eu, simplesmente eu, era a professorinha da sala.

Imaginei-me em um curso de letras de imediato, pensei, pensei e disse: vamos lá, acho que será fácil. Pelo simples de fato, de achar que ninguém se encontraria nos dias atuais, atuando como professor, mas sim, Medico(a), Engenheiro(a)... Durante esse percurso, de estar na faculdade, e perceber que, não estou só, que não serei apenas uma única professora, respirei fundo e continue. Continue porque, o desejo, e o amor de ensinar algo a alguém, foi mais forte do que a vontade de desistir, e está sendo, acredite. Acredite em mim, pois eu mesma acredito. E, acredito muito mais, e todos os dias com a certeza que no final tudo valerá a pena.

Estar perto de pessoas diferentes a cada dia, porém sabendo que todas estão quase em um mesmo sonho, é motivador, inovador e vitorioso. Sei, que mesmo longe de minha família, consigo imaginar toda essa didática tanto em parte universitária quanto na familiar. A palavra EMPATIA, posso dizer que está sendo o meu manual de âmbito social.

Outrossim, acrescento aqui, o que imaginei sobre a universidade; Onde a maioria desisti logo no início, onde ninguém pede pra ir ao banheiro, onde se estuda o que gosta, onde se estuda a hora que quer, onde se diz que vai estudar, e no final, não vai.

Embora, não está sendo assim, não é esse conto de fadas, tem gente que enxerga como concorrente, e que sabe que tem que ser dá o melhor para passar em minha frente, mas, também tem àquele (a) que torce junto com você, que te enxerga como uma irmã e sabe que no futuro, te encontrará sendo um brilhante professor(a).

E, foi em uma linda história que ouvir, e que me inspiro até hoje. E, através dela baseio-me como uma experiência pessoal sobre: O porquê de acreditar na educação? Já ouviu falar sobre, Malala Yousafzai?

Lembro-me, que ao saber dessa história, meus olhos se encheram de esperança. Vou tentar resumir o máximo aqui.

Malala ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. Seu crime foi se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país. Naquela época, um jornalista da BBC perguntou ao pai de Malala, que era dono da escola onde ela estudava, se alguns jovens estariam dispostos a falar sobre o assunto. Foi quando a menina criou o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa” para escrever sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades vividas no Paquistão. Em 2014, por conta do seu engajamento para garantir o direito à educação das mulheres, Malala se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos.

Já imaginou, se colocar no lugar dessa Jovem? Quantos pessoas, jamais teriam essa coragem? de lutar no que acredita, e de lutar por todas elas(mulheres). Nessa experiência pessoal sobre a universidade, percebo quase sempre toda essa história, apontando a universidade como uma grande porta para chegar, ao que quero, e que precisa aprender para se colocar em pratica o que aprendi, e, ao saber que, algum dia irei tocar em meu diploma, e perceber que a Malala no futuro, poderá ser EU, não pelo fato de ganhar um prêmio Nobel, mas sim, em não ter desistido daquilo que realmente almejo, Letrar e formar seres pensantes.

Acredite, a Malala do futuro, poderá ser VOCÊ!