Minha casa,minha vida?

Seu Laércio ,o pescador que sonhava com uma casa para chamar de dele.

Seu Laércio tem aproximadamente sessenta anos de idade,mas um aspecto de oitenta,de tanto à vida bater,como muitos brasileiros ele tinha o sonho de ganhar sua casa própria e poder dar mais um conforto para sua vida tão sofrida.

Ele foi criado perto dos rios,dos manguezais e da praia de onde tirava o sustento da família através da pesca ,as condições da casa alugada na qual ele morava na sua comunidade não era das mais adequadas,mas ali ele estava sobrevivendo e ia todo dia andando para suas pescarias.

Com o passar dos anos aparece a possibilidade de se cadastrar em um programa minha casa,minha vida ,assim ele faz ,agora o sonho de ter uma casa pra ele chamar de dele e poder trazer um conforto melhor para sua família está perto de ser realizado.

Com o passar do tempo seu Laércio depois de muita burocracia e espera ,recebe as chaves do seu apartamento, no quarto andar em meio aqueles blocos e aquelas dez mil pessoas juntas ali,seu Laércio fica tão feliz que nem liga de subir aquelas escadas de acesso,nem abrir tantas grades até chegar ao seu cafofo...

Depois de alguns meses seu Laércio começa a sentir mais cansado,não pela subida das escadas e sim pela distância do seu novo endereço até ao mar e rios de onde ele trabalhava.

Você pode dizer assim,ele devia buscar outra fonte de renda,mas seu Laércio praticamente como uma oferenda a íemanjá, já foi jogado ao mar quando nasceu,é capaz de ter aprendido a nadar primeiro do que andar,ele não sabe fazer outra coisa,a leitura dele é pouca,ele tinha que fazer esse trajeto duro e desumano de bicicleta em meio ao trânsito pesado e perigoso,condições precárias das estradas...

Outra coisa que foi cansando o pobre homem foi a criminalidade agora quase na sua porta,na escada que ele subia,o cheiro do cigarro de maconha que ele conhecia na sua periferia que ficava nas esquinas agora estava preenchendo os espaços entre os blocos de prédio,seus netos agora estavam mais perto daquilo que tanto temia aquele homem,que era perder mais um parente para a criminalidade.

Seu Laércio por fim foi cansando,percebeu que não valia a pena ficar com uma vida acorrentada e desgastante por causa de cinquenta metros quadrados de uma laje no quarto andar,seu Laércio entrou na clandestinidade , vendeu seu pequeno apartamento e voltou para perto daquele que lhe tratou de forma mais humana,o mar.

Este foi um relato de um homem que na verdade não se chamava Laércio,mas essa foi sua história ,que é parecida com a de muitos que ganharam um e se desfazem por N motivos.

Roberto araujo
Enviado por Roberto araujo em 19/02/2019
Código do texto: T6578999
Classificação de conteúdo: seguro