Itália - relato de viagem

Conhecemos a Itália! :-) Visitamos Roma, o Vaticano, Napoli, Pompeia, Firenze, Assisi, Verona, Venezia, Pisa. Uau! Que passeio incrível, repleto de arte e história! :-) Bem ao gosto dos diversos professores nossos companheiros de viagem. :-) E da “mamma mia”, que foi junto.

Roma é um espetáculo! O imenso Coliseu e sua história, as ruínas do antigo Fórum romano, o Circo Massimo, o Panteon, os magníficos arcos e fontes (aquela Fontana di Trevi, que fantástica!), tudo me fazia sentir como no tempo das origens do Direito Romano, que estudei com a professora Debora. E as inúmeras piazzas, os obeliscos, os museus, os monumentos ricamente decorados com impressionantes e expressivas esculturas (excelente trabalho, Bernini!), além das incontáveis e por vezes pitorescas igrejas (que tal Saint Peter in Chains com seu "parla!" Moises de Michelangelo?). Tudo isso nos transportava para dentro daquela história (que eu chamo de "gincana") dos Anjos e Demônios, fãs que somos. Os nerds aqui também ficaram encantados com o relógio astronômico da basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, surpreendente para a época em que foi desenvolvido, em uma igreja! Fomos parados pela polícia, pelos Carabinieri, pedindo nossos passaportes! Parece que formávamos um grupo assaz suspeito de brasileiros. Como tais, não deixamos de assistir a uma partida de futebol, pelo campeonato italiano, no próprio Estádio Olímpico de Roma! Emocionante o show da águia da Lazio! Mas venceu a Juve de CR7, é claro.

O Vaticano foi surpreendente!, tanto pelo tamanho da praça e da basílica de São Pedro, quanto pela variedade de salas e obras de arte dos seus Museus. Vimos a nossa amada Escola de Atenas! :-) Até me emocionei. O mesmo vale para o incrível teto da Capela Sistina! (Bom trabalho, Michelangelo!) Também curtimos muito a intensa medievalidade (?) do Castel San Angelo, com sua ponte dos anjos, sua passagem "secreta" até o Vaticano, e sua magnífica vista panorâmica de Roma do outro lado do Tevere.

Fizemos uma linda e breve visita a Napoli, e apreciamos seu belo litoral e sua ensolarada skyline. Também experimentamos a tradicional pizza napolitana, também chamada Margherita, a rainha.

Fizemos uma impressionante visita a Pompeia e às ruínas do Vesúvio. Foi espantoso constatar o estado de conservação de estruturas inteiras da cidade, incluindo ruas pavimentadas, moradias, templos, repartições públicas, banhos, padaria, praças, fontes, mosaicos inteiros, e até mesmo uma variedade de vasos e outros materiais cerâmicos. Aprendemos também um pouco das técnicas de pesquisa utilizadas pelos cientistas para moldagem do material orgânico atingido, especialmente para corpos humanos, e um cachorro.

Subimos o morro para conhecer a cidadezinha ainda medieval do nosso herói San Francesco de Assisi. A basílica é três-em-um! Uma moderna, uma medieval abaixo, e uma cripta no "subsubsolo". Good vibes nesse local, creio que basta dizer isso.

Embarcamos no trem-bala para ir a Firenze, a cidade das artes, da Divina Comédia de Dante, do Príncipe de Machiavelli, das invenções de Leonardo, do Douglas e da Christine, :-) do Pinocchio, do porcellino, do Ezio Auditore (ops!). Visitamos os principais museus, a Uffizzi, o Palazzo Pitti, a Academia, o Galileu (incrível, incrível, eu passaria o dia inteiro ali!). Quantas belezas existem para serem descobertas nessa cidade! Pudemos admirar o Nascimento de Vênus de Botticelli, a Medusa de Caravaggio, o Perseu de Cellini, o Davizão de Michelangelo! (maior que o Laçador, sério). Conhecemos o grande Duomo, com seu estilo lindo-lindo, mimoso, suave, colorido e caprichado, como o de Santa Maria Novella. Pegamos até neve! Bem pouquinha. Muito tri! Tomamos até um gelato! Encontramos a farmácia mais antiga do mundo, um super Mercato Centrale, a Ponte Vecchio, as piazzas que nos surpreendiam ao dobrarmos alguma esquina das estreitas ruazinhas, as várias cópias das mais belas esculturas (vimos uns três Davi...).

Conhecemos em um diazinho a romântica cidade de Verona, lugar daquela linda história, você sabe. Passamos na "casa de Julieta" e deixamos um coraçãozinho de papel nas suas paredes, vale como carta. :-) Caminhamos então pela avenida de mármore da cidade. Uau! Seu coliseu, o terceiro maior da península, é assombroso! Faz parecer, como julgou Romeu desterrado, que "não há mundo fora dos muros de Verona".

Fomos a Venezia, a cidade-sobre-a-água. Fizemos o must-go passeio de gôndola, apreciamos os canais, as inumeráveis pontes, os milhares de turistas, a amplíssima Piazza San Marco, seu gigantesco campanário, suas águas azuis (e outras nem tanto). Até nos perdemos nos bequinhos e ruelinhas do verdadeiro labirinto que há na parte terrestre da cidade.

Visitamos também, pois não poderia faltar, a pequena cidade de Pisa, com sua famosa Torre Pendente. Vimos também a igreja e o batistério que "acompanham" o campanário. Mas todas as centenas de turistas só miravam - principalmente as câmeras - para a torre, que se prestava às mais divertidas fotos.

Nem precisaria mencionar a maravilhosa gastronomia, mas vale dizer que realmente adorei tudo que experimentei. Fizemos um passeio de encantar os sentidos e o intelecto, um percurso artístico e cultural, gastronômico e histórico, un viaggio molto bello! :-)

21.02.2019