"12 razões para amá-la" com roteiro de Jamie S. Rich e arte de Joëlle Jones: graphic novel que oferece uma romântica experiência sensorial por meio de sua trilha sonora

"12 razões para amá-la" (Devir/Oni Press, 2007, 154 páginas), graphic novel com roteiro de Jamie S. Rich e ilustrações de Joëlle Jones. Foi com certo preconceito que comprei a obra, temendo que ela fosse demasiada piegas. Contudo, me surpreendi positivamente. O livro, dividido em 12 capítulos, cada um tendo como título uma música, mostra momentos de um casal, Evan e Gwen, como se fossem recordações. Não há uma ordem cronológica, mas cada capítulo referencia outros momentos da história. Estão ali vários momentos que fazem parte de um relacionamento: o encontro inicial, os desentendimentos, as comemorações, o sexo, as reconciliações, as piadas... enfim, tudo que poderia tornar inesquecível a relação, olhando tanto para o lado positivo como para o lado negativo.

A arte de Joëlle Jones, visualmente muito bonita, lembra bastante os desenhos típicos de mangás, o que achei interessantíssimo. Também gostei da escolha pelo preto-e-branco, principalmente no trabalho com as sombras e expressões dos personagens. O roteiro por sua vez, como citado, não é linear, estimulando a atenção aos detalhes, como se estivéssemos montando peças de um quebra-cabeças, como se estivéssemos realmente diante de lembranças soltas. Embora os capítulos sejam breves, a construção dos personagens também é satisfatória: Evan é um cara romântico, culto e que não entende as mulheres (quem as entende? rs). Já Gwen se mostra culta, independente, sensual e confusa.

A letra de cada música está diretamente relacionada com o tema do capítulo tratado. E se fosse um CD, as 12 músicas seriam uma excelente coletânea. Cito abaixo as faixas, com destaque para "Goodnight", da cantora Buffy Sainte-Marie, que eu desconhecia e gostei muito. Cito também uma outra resenha feita sobre a obra. Recomendo!

Outra resenha sobre a graphic novel:

http://gibirasgado.blogspot.com.br/2010/11/12-razoes-para-ama-la_5625.html

Faixas/Capítulos da obra:

01 - Nancy Sinatra - Let Me Kiss You.

02 - Beth Gibbons & Rustin Man - Mysteries.

03 - Pet Shop Boys - Home And Dry (Blank Jones Remix).

04 - Bryan Ferry - September Song.

05 - Trash Can Sinatras - A Boy And A Girl.

06 - Menswear - Can't Smile Without You.

07 - Buffy Sainte-Marie - Goodnight.

08 - Travis - We Are Monkeys.

09 - Astrud Gilberto - A Certain Sadness.

10 - Belly - Spaceman.

11 - A Perfect Circle - When The Levee Breaks.

12 - John Lennon - Real Love (Acoustic).

Buffy Sainte-Marie - Goodnight:

https://www.youtube.com/watch?v=d93J4az6Hc8

(JONES, Joëlle; RICH, Jamie S.: arte de Joëlle Jones; letras de Paulo César Tavares; roteiro de Jamie S. Rich; tradução de Kleber de Sousa. 12 razões para amá-la. São Paulo: Devir (Oni Press), junho de 2007, 156 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2015.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 18/04/2019
Reeditado em 20/04/2019
Código do texto: T6626447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.