INSPETORA AKANE volume 6: apoteose final

INSPETORA AKANE volume 6: apoteose final
Miguel Carqueija

O último e recheado volume do mangá “Inspector Tsunemori Akane” marca o engrandecimento de Akane, uma das mais dignas heroínas de mangas e animês, tendo ainda a característica de não ser uma super-heroína, não possuir poderes paranormais.
Com a deserção de Kougami, que pretende resolver sozinho o problema de Makishima Shogo (isto é, matá-lo) a situação da Primeira Divisão da polícia fica ainda mais crítica. Kagari desapareceu — na verdade foi morto por gente do Sistema Sybil, por haver descoberto a verdade — e o Inspetor Ginoza, com seu coeficiente criminal subindo, está cada vez mais desestabilizado.
É então que os cérebros que compõem a mente coletiva do Sistema Sybil — o grande segredo de Estado — tomam a decisão de se revelarem a Akane para que ela assuma a Primeira Divisão no lugar de Ginoza. A entidade coletiva sabe que Akane, por seus princípios morais, a detestará como uma aberração, mas não terá coragem de destruí-la ou denunciá-la porque a destruição do sistema acarretaria o mergulho do Japão no caos e na violência.


Resenha do volume 6 do mangá “Kanshikan Tsunemori Akane” de Hikaru Miyoshi (“Inspector Akane Tsunemori”), baseado na série de animação “Psycho Pass” (senha psíquica). História original: “Psycho Pass Commiteé”. Desenho dos personagens: Akira Amano. “Storyboard”: Gen Urobuchi (Nitropless). Editora Panini, Barueri-SP, novembro de 2018. Editora Shueisha, Tokyo, Japão, 2012. Tradução: Karen Hayashida.

“No começo, quando você entrou para a divisão como inspetora, pensei que fosse só uma garotinha ingênua... achei que não fosse conseguir se adaptar ao trabalho. Mas vejo que estava completamente enganada... Sinto que posso confiar minha vida a você... Tsunemori-san.”
(Yayoi Kunizuka)

“Ele não é do tipo que desiste ao ser encurralado. Não consegue ficar sem testar esse mundo até o fim. Ele quer expor a natureza humana nua e crua a esta sociedade, que é protegida pelo sistema.”
(Tsunemori Akane referindo-se a Makishima Shogo)

“Não carregue todo esse fardo sozinha.”
(Shion Karanomori para Tsunemori Akane)

“Não sei o que houve, mas não acha que está carregando um fardo muito grande sozinha?”
(Tomomi Masaoka para Tsunemori Akane)

“Todos vivem em uma pequena prisão, sendo domesticados para terem sua própria paz de espírito.”
(Shogo Makishima)

“Não podemos deixar que o desejo e as orações das pessoas do passado por um mundo melhor tenham sido em vão.”
(Tsunemori Akane)

“Até agora todos buscam viver de forma correta, detestando o mal. A união desses sentimentos é que forma a lei. Não são as cláusulas ou o sistema. São os sentimentos frágeis e insubstituíveis que todos carregam em seus corações. Sentimentos extremamente fáceis de serem destruídos se comparados com o poder da raiva e do ódio.”
(Tsunemori Akane)



Esta maravilhosa história como que fecha um ciclo em seu encerramento. Ela começa com Akane em seu primeiro dia de trabalho como inspetora da Primeira Divisão de Polícia, recebida, já em perigosa missão de campo, pelo seco e pernóstico Inspetor Ginoza. Mas nesse mundo de controle social, paz imposta e felicidade ilusória, muitas coisas acontecem até o desfecho, onde a nova inspetora, Mika Shimatsuki, apresenta-se à Inspetora Akane numa situação semelhante. Só que Akane a recebe com outro estilo. Ela não diz, como fizera Ginoza, para “não considerar os executores como seres humanos iguais a nós”; Ginoza os considerava com desprezo, como uma espécie inferior por terem o coeficiente criminal elevado, ou seja, serem capazes de matar. E ele inclui o próprio pai, Masaoka, um inspetor rebaixado, nesse desprezo. Pois após a morte de Masaoka, no confronto final com Makishima, o próprio Ginoza tem o seu “psycho-pass” elevado anormalmente e viu-se ele próprio rebaixado a executor (não obstante todos os empecilhos e as grosserias recebidas no passado, Akane o tratou com amabilidade, inclusive acompanhando-o na visita à sepultura do pai; Ginoza aprendera a lição; ficou bem mais humilde e tratável). Pois bem, Akane apresenta os executores ou “cães de caça” a Mika como sendo “humanos como nós”, apenas possuíam critérios diferentes.
Ela não transcendeu o sistema e não mudou o país — mas mudou o departamento onde trabalha.

Rio de Janeiro, 25 a 29 de março de 2019.


(Imagens: capa do volume 6 do mangá e cena do capítulo 7 do animê, mostrando Kougami, Akane e Ginoza, onde Akane, por sua sensibilidade, sente engulhos diante de um  cadáver chocante. Apenas uma menina de 20 anos, mas um gênio, Akane Tsunemori possui uma força interior incrível e é o eixo moral da série)