A influência da cultura em torno do feminismo abordado no documentário “A Maça de Eva” e no conto “O sonho de Alima”

Os temas abordados tanto no conto como no documentário se relacionam, há a presença de temas machistas, onde mulheres sofrem consequências de suas culturas, geralmente em regiões da África. Levam os espectadores e leitores a pensarem até que ponto as diversas culturas podem chegar, e quando passa a ser uma violação dos direitos humanos.

Diversas culturas praticam a MGF (mutilação genital feminina), que é o corte ou a remoção deliberada da genitália feminina externa. Ocorre por motivos de aceitação social, religião, desinformação sobre higiene, um modo de preservar a virgindade, tornando a mulher "casável" e ampliando o prazer masculino. Em algumas culturas, a MGF é considerada um rito de passagem à vida adulta e um pré-requisito para o casamento.

O documentário “A Maça de Eva” produzido por Jose Manuel Cólon Armario, apresenta relatos de mulheres e crianças induzidas ou forçadas a prática da MGF, são narrações pesadas e trágicas, que procuram desenvolver no espectador a reprovação dessa prática. O filme causa impacto e reflexão a quem o assiste, e tem a tentativa de impedir que isto continue acontecendo.

Já o conto “O Sonho de Alima” produzido por Lília Momplé, retrata a história da personagem Alima Momade que já com mais de quarenta anos, busca a sua alfabetização, Alima também se vê forçada prática do MGF para casar-se. Inconformada a personagem foge de sua casa para concluir a quarta série, porém seu marido implora pelo seu retorno na condição de deixá-la estudar.

Dessa forma, conclui-se que ambos, retratam as condições e direitos das mulheres em algumas sociedades, e como essa cultura chega a violar os direitos humanos com essa prática cruel e machista passada como tradição. Ambos também buscam mostrar ao mundo inteiro o que se passa em lugares como a África, e incentivar para que sejam abolidas tais violações.

SESI – João Rique Ferreira

Professor(a): Rodrigo Nunes

Aluno(a): Kaylani Rodrigues

Série: 2º A Turno: Tarde

Resenhas Críticas
Enviado por Resenhas Críticas em 27/06/2019
Código do texto: T6683140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.