Imposição Cultural no Conto “O sonho de Alima” e o documentário “A maçã de Eva”.

No conto “O Sonho de Alima” é retratado um pouco sobre a questão que é muito falada nos dias atuais que é o machismo. A menina ao crescer, tinha um sonho de se formar e ter um diploma um dia, mas nem para todos realizar um sonho é algo fácil.

Após sua Tia, Khulo, descobrir que sua irmã mais nova estava grávida, ela veio de muito longe para assistir ao parto de sua irmã, a mãe de Alima. Ao crescer, a menina tinha um sonho de se concluir seus estudos e receber um diploma, e é ai que começa a história que podemos envolver o machismo. Alima não era filha única, ela tinha irmãos. E, assim como ela, seus irmãos também precisavam estudar. O pai de Alima se recusou a pagar os estudos para a menina, que tinha um enorme sonho de estudar e se formar um dia.

A sua mãe, insistiu ao pai da menina que colocasse ela em uma Escola para que ela pudesse realizar o seu desejo, mas ele recusou, pois, preferia que os irmãos de Alima tivesse um privilegio maior em relação aos seus estudos. Quando a Alima se tornou uma mulher de maior idade, ela resolveu ir atrás dos seus objetivos de vida. Mas, infelizmente também estava impedida de alcança-los por causa do seu esposo, que também interrompeu os sonhos da pobre moça. Depois de um longo tempo, Alima saiu da casa onde morava com o seu esposo, pois não desistiu tão fácil de seus sonhos na vida. Logo depois, ao ver novamente o seu esposo, viu que ele estava se desmanchando em lágrimas, pois sentia falta dela e fez algumas “promessas”. Alima voltou para sua casa, e com seu esforço, conseguiu realizar o seu sonho de se formar e receber o seu tão sonhado certificado.

No documentário, “A maçã de Eva”, é falado também sobre algo cruel e uma realidade terrível onde as meninas são obrigadas a retirar uma parte genital de si. Esse fato acontece na África em alguns países, mas, também podemos relacionar com o Conto do “Sonho de Alima”, pois muitas meninas sofrem com esse ato e têm ás vezes, sonhos destruídos e a vida com algum certo tipo de trauma por fazerem isso com elas.

Podemos ter como um grande exemplo esse conto sobre O Sonho de Alima, ele ensina a nunca desistir dos sonhos e enfrentar todos os medos e impedimentos para conseguir o que queremos em nossa vida. Pois, sem esforço não se obtém resultado algum. Como a Tia de Alima sempre falou: “Ela sabe o que quer”. As escolhas da vida dependem somente de você, faça por você e para você.

Ialy Myzla Da Silva Santos.

Resenhas Críticas
Enviado por Resenhas Críticas em 27/06/2019
Código do texto: T6683141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.