A força da mulher contra o machismo em “ O sonho de Alima “ e “ A maçã de Eva “

O conto "O sonho de Alima", faz uma alusão a Alima Momade, e da sua festa de formatura que foi realizada na quarta série, e ela já tinha quarenta anos. Ela foi eleita por Momplé para representar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres naquela machista sociedade moçambicana. Bom, ao decorrer do conto Alima, é proibida de frequentar as aulas de alfabetização, porque seu marido vê uma mulher alfabetizada uma ameaça. Mas Alima continua insistindo pelo seu sonho, e acaba abandonando o marido e vai viver sozinha, depois de muito sofrer pela ausência de sua mulher, ele implora para que ela volte para casa, e ela continuou frequentando a escola noturna.

Já o filme também aborda as questões das força da mulher, a luta delas, é algo bem nítido no filme, o filme retrata a dura realidade das meninas e mulheres que moram em certos países da África, onde a mutilação genital feminina ainda é bastante comum.

Uma das partes do filme que chamou atenção e que faz uma grande relação com o conto é quando Sylvia Keys conta a sua história “ Meu nome é Sylvia Keys, eu venho do Condado de Narok, O grande problema que eu tinha em casa, era meu pai que não me levava à escola. A minha irmã mais velha, eu vi o jeito que ela foi cortada. E eu me sentir mal. Ai chegou o momento de eu ser circundada. E eu disse a ele: Não quero ser circuncidada. E ele disse: se você não quer fazer isso, não será mais minha filha e eu lhe rogarei uma praga, não ficará mais nesta casa. É melhor você ir embora, senão, você vai morrer.”

Bom como percebemos, os dois retrata sobre o machismo, que mesmo com tudo que já passamos, com todos os avanços que a sociedade deu, ainda existe muitas pessoas machistas, mas podemos ver que tanto no conto como no filme, os homens temiam que as mulheres procurasse estudar, era como uma ameaça para eles, acredito que hoje em dia a sociedade machista só tá mudando um pouco porque há estudos e não tem tanta proibição das mulheres na área da educação, então, o filme ele busca denunciar a prática, uma forma de tentativa de impedir que isso continue acontecendo. Bom, nesse país essa mutilação é vista como sinal de pureza e honra entre as famílias mais tradicionais, mas os dois retrata a força da mulher entre essa sociedade machista. Então os dois tratam de uma realidade que ainda se pode encontrar, e algumas vezes encontramos até mulheres machistas, mas espero que as mulheres continuem sendo fortes para enfrentar tanto machismo pela frente.

Aluna: Maria Alice

Resenhas Críticas
Enviado por Resenhas Críticas em 02/07/2019
Reeditado em 04/07/2019
Código do texto: T6686677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.