FRAGMENTOS DE TEXTOS OUTRORA PUBLICADOS

Prólogo

Este é o meu 595º texto publicado no Recanto das Letras. Trata-se de trechos ou fragmentos de outros escritos já publicados. Não obedeci a uma ordem cronológica ou a um critério preestabelecido para a escolha desses fragmentos. A escolha foi randômica e em número limitado porque se eu escolhesse um parágrafo de cada texto já publicado seriam 594 (quinhentos e noventa e quatro) trechos!

Dependendo da aceitação destes fragmentos, isto é, se houver bastantes leituras prometo publicar uma segunda parte para o deleite não apenas dos meus notáveis leitores, mas sobretudo para a minha satisfação pessoal em uma empreitada tão proficiente – disso não tenho dúvida – e prazerosa.

SAUDADE NÃO COMBINA COM LUZ

Um sonho colorido de progresso e liberdade poderá se transformar em um pesadelo cinzento ou negro como azeviche, causa medonha de sofrimento e até da loucura enquanto faltar fé, iniciativa e persistência para compreender que saudade não combina com progresso e tampouco com luz.

Eu só precisei acreditar em mim mesmo e me preparar para sair de casa e peregrinar pelo mundo afora para compreender que paixão e SAUDADE NÃO COMBINAM COM LUZ!

PESSOAS INTELIGENTES

Sabem que sorrisos não são necessariamente esboçados por pessoas felizes e que silêncios podem significar mais do que quaisquer palavras.

PESSOAS FELIZES

Conseguem enxergar para além de si mesmos, desprezando o egocentrismo, o veneno da inveja, a insegurança, a acomodação, o medo de pelo menos tentar progredir material e espiritualmente.

SÓ OS VENCEDORES

Fazem uso dos bons princípios de urbanidade. Sendo fraternos, adquirem condições favoráveis para viver a vida em paz, sem inveja, trabalhando incansáveis sem tumultuar ou atrasar o progresso alheio.

CAMINHANDO EM CÍRCULOS

Isso mesmo! Precisamos gerenciar bem nosso tempo simplesmente porque não sabemos aonde vamos e onde poderemos chegar. Sem estudo, qualificação e determinação não atingiremos nossos objetivos, nem realizaremos nossos sonhos.

Não conseguiremos progredir, chegar a lugar nenhum, mas é certo que se caminharmos em círculos, igual aos ventos, voltaremos violentos e destruidores como os furacões, às vezes, ao mesmo lugar.

EXPLICANDO O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

SOMOS IGUAIS E ESPECIAIS

A guardiã dos meus tesouros (filhos e filha) é especial porque não é estudiosa, nem possessiva, tampouco invejosa! A inveja, esse mal tão danoso das pessoas doentes e acomodadas sempre me lembra o quanto eu e a mãe dos meus filhos somos iguais e especiais.

ESCRAVIDÃO AFETIVA

A psicóloga Maris escreveu: “Os "escravos afetivos" são pessoas que amam demais e que não conseguem se desvincular desta relação de dependência afetiva.” – Então eu amo demais porque desde 1967 estou com a mesma menina que à época estava com 13 (treze) anos de idade. Qual é esse meu segredo para uma duração afetiva tão duradoura? Ora, vi esse belo exemplo nos meus pais. Nunca os vi agredindo-se verbal ou fisicamente. Tampouco os vi em colóquios íntimos.

Discretos, meu pai e minha mãe aprenderam a conviver com os defeitos um do outro. Isso eu também aprendi! Faz-se extremamente necessário não ter medo de amar e de demonstrar o afeto em qualquer situação; isso sem desequilíbrios, é claro. Tal realidade curará o coração, enchendo-o de luz, esperança, afetividade e vida nova.

MEU AMIGO FIEL: O TEMPO

Se até eu aprendi... Você também será capaz de compreender com o tempo, esse inexorável, fiel e silencioso amigo, que o fundo do poço é apenas um sinal de que você poderá iniciar sua esplendorosa subida para começar tudo mais umas e outras milhares de vezes se necessário for.

A vida material será sempre cheia de obstáculos e provações complexas. A vida não é só esperar de braços cruzados que passe a tormenta. Ela requer disciplina, determinação, obediência às leis, caráter ilibado, luta, qualificação, comunicação e informação. Com essas qualidades você estará sempre à frente dos acomodados.

TENTANDO EXPLICAR O TEMPO

Esse tempo indomável a todos iguala. Nada e tampouco ninguém se lhe escapa da autoridade. De forma mais simples pessoas dizem: "o tempo corre", "este ano passou depressa" ou mesmo: "esta seca, sofrimento ou provação não acaba jamais". Pobres criaturas. Esquecem que tudo passa pela força inexorável e implacável do tempo.

O tempo simplesmente é o jeito que a natureza divina encontrou para nos mostrar sua soberana verdade: se tudo acontecesse de uma vez só, ao mesmo tempo, haveria uma grande confusão atemporal.

O VALOROSO DOM DA VIDA

Você pode ter defeitos, ser ansiosa, às vezes, ficar irritada com alguma bobagem... Isso faz parte dos seres humanos, mas NÃO ESQUEÇA que a sua vida é e sempre será o mais valoroso dom de Deus concedido a você e sua família. Só você poderá impedir que haja um retrocesso, um declínio em seu justo e merecido progresso.

Nunca desistam! Não renunciem às pessoas que os amam! Tampouco renunciem à felicidade, pois A VIDA é um espetáculo sobre-humano, especialíssimo e extremamente misterioso, é um VALOROSO DOM concedido por Deus.

SOBRE HONORÁRIOS ADVOGATÍCIOS

Buscar uma remuneração justa é o grande desafio, mas sem esquecer que o artigo 20, do CPC, é interpretado, por algumas insignes excelências, que nunca advogaram, quase sempre na contramão da equanimidade de julgamento.

Infelizmente nossos fraternos, amáveis, benquistos e consideráveis amigos e demais pessoas mostram-se ofendidos quando o advogado, não amigo, mas, profissional informa que cobra pela consulta e que o ajuizamento de uma ação terá outro valor, acordado em contrato verbal ou escrito (preferencialmente), na conformidade do artigo 20 do Código de Processo Civil e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

CONCLUSÃO

Enfim, o tempo é (será) o senhor deste escrito, de toda esta discussão, talvez, inútil que não levará a lugar nenhum. Com o tempo, você, leitor (a) amigo (a) vai perceber que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não ser dependente dela. Claro que essa independência exige, às vezes, um alto preço social, familiar e conjugal.

MEU CONSELHO EDIFICANTE

Mulher... Diga palavras doces e terá lábios atraentes; procure ver o lado bom existente nas pessoas e terá olhos belos; para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha se souber valorizar sua família e pessoas com pensamentos e atitudes afins.

Não esqueça jamais: Existem princípios sociais que só servem para mesquinhar uma mulher. Portanto, seja sempre e em quaisquer ocasiões você mesma! Com o passar do tempo você aprenderá a gostar de você, a superar suas dificuldades, e, principalmente, a valorizar a quem lhe valoriza como gente e pessoa única no caricioso universo do criador.