Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TRANSPORTE COLETIVO



Hoje eu resolvi escrever sobre o transporte coletivo de minha cidade. Resolvi  escrever porque é neste meio que vivo e como eu dependo do usuário que se utiliza deste meio de transporte, não posso deixar de citá-los, pois são eles que pagam meu salário. Mas não é sobre isso que eu quero escrever, e sim, sobre uma classe tão sofrida e tão criticada. Eu falo de motoristas e cobradores, e, se escrevo sobre isso, é porque um dia eu sofri na própria carne, eu já fui cobrador também. Eu sei o quanto dói as ofensas que nos são dirigidas por pessoas que acreditam que o valor de uma passagem dá a elas o direito de ofender e humilhar, e, às vezes, chegar ao cúmulo  de nos agredir fisicamente. Esquecem eles que motoristas e cobradores não estão ali simplesmente para conduzir um ônibus e sim para transportar vidas, zelar para que nada aconteça, para que sua integridade jamais seja violada, cabe ao motorista e ao cobrador garantir que suas vidas não corram perigo. Eu gostaria que usuários ou não do transporte coletivo entendesse que o motorista às vezes arrisca a própria vida para conduzi-los em segurança até seu destino e se prestarem atenção em sua localização no veículo, verão que ele está expondo sua vida a todo momento, e só pode contar com Deus e ele mesmo. Ainda bem que ele tem fé e acredita Nele. Mas existem pessoas que ao sair de casa carregadas de problemas, sempre procuram descarregar suas magoas, seus ódios em cima do primeiro que aparece e geralmente sobra alguma coisa para o motorista ou para o cobrador que nada tem a ver com os problemas alheios, pois já tem seus próprios problemas. Porque então dar a eles um motivo a mais para se preocuparem? A única coisa conseguirão será deixa-los mais preocupados e roubar-lhes a atenção de que tanto precisam. Porque deixa-los nervosos? Vamos pensar no motorista como o condutor de nossas vidas. Durante o tempo que nos encontramos em sua companhia, vamos dar-lhe a tranqüilidade de que necessita, pois em seu caminho ao longo dos anos ainda lhe resta milhões de passageiros a serem conduzidos pela estrada da vida. Eu não estou aqui para dizer qual deve ser, ou deveria ser o comportamento de cada usuário. Eu apenas gostaria que houvesse um acordo entre motoristas e usuários para que no futuro tenhamos um melhor entendimento entre ambos. Assim as duas partes sairão ganhando.

As pessoas que porventura venham a ler este comentário e se sentirem magoadas ou feridas em seus princípios morais, antecipadamente peço desculpas, a minha intenção é apenas preveni-los para que no futuro não ocorram acidentes que ponham em riscos suas vidas. A vida é tudo o que temos e por isso devemos preservá-las sem colocá-las em risco...

Pense bem!

Que Deus proteja os motoristas cobradores e usuários do transporte coletivo pelas ruas do mundo.

Balneário dos Prazeres: 27 / 10 / 2007

 


Volnei Rijo Braga
Enviado por Volnei Rijo Braga em 27/10/2007
Código do texto: T712009
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Volnei Rijo Braga
Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, 71 anos
2316 textos (149196 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/17 05:51)
Volnei Rijo Braga