Indisciplina

SOUZA, Rita Cristina M. de Indisciplina: reflexão do fenômeno na sala de aula. PGP / Lidere em Destaques, Salvador, V. 1, p 32 – 39, set/dez, 2001

Independente de classes sociais, a indisciplina tornou-se universal e vem preocupando pais e profissionais de educação. Com isso, fica cada dia mais difícil a interação na sala de aula, dificultando o ensino – aprendizagem. A indisciplina está visível no nosso dia-a-dia, não podendo ser negada, devendo ser transformada. É na família que se dá as primeiras interações para a construção da cidadania. Existem três tipos de pais: os autoritários, os permissíveis e os democráticos. Às vezes, ocorre do pai ser autoritário e a mãe permissiva, gerando confusão de referência na criança. A falta ou excesso de limites provoca desajustes no comportamento das crianças. O educando indisciplinado deixa transparecer nos primeiros dias de aula. Ele gosta de chamar atenção, sendo esse comportamento considerado inconsciente, característico de quem está pedindo ajuda. O aluno disciplinado não é aquele calado e quieto; mas o que participa da aula, é solidário e autônomo. O educador para lidar com a indisciplina tem que ter noções básicas de algumas ciências, ser equilibrado emocionalmente, não ser impulsivo, ser justo e ter bom humor. A educação é um processo no qual não se pode esperar mudanças de imediato. O importante é iniciar com pequenas quantidades e transmitir aos demais.

Ângela Machado
Enviado por Ângela Machado em 23/11/2005
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