SALVADOR – DESABAMENTO – ESTÁDIO DA FONTE NOVA – (30/11/2007)

Nem tudo foi festa e alegria para a torcida tricolor, com a classificação do Bahia para a 2ª divisão, que levou ao estádio mais de 60 mil pessoas.

Parte da arquibancada, no anel superior, desabou, matando 7 pessoas e ferindo outros 40. Foi a notícia triste deste espetáculo.

Passados os primeiros dias, os órgãos de comunicação foram apontando e denunciando os prováveis responsáveis e os motivos que originaram o desabamento. As desculpas e o não conhecimento da atual situação do estádio, imediatamente foram transferidos, em palavras, pêra fugir da responsabilidade, pelo diretor da Sudesb, informando que não teve acesso ao relatório. Até o próprio Governador disse que não sabia da gravidade em que se encontrava o estádio. O próprio Ministro dos Esportes declarou que o estádio não tinha condições para a realização de jogos. Em outra entrevista, o senhor Governador, sabendo da falta de manutenção e segurança, porque o estádio não passou por nenhuma reforma geral já apontada pela equipe de fiscalização e pelo alerta do Ministério Público, pela justiça, todos sabiam e tinham conhecimento do péssimo estado de conservação; e, mesmo assim o estádio foi liberado. O que deve ser dito é que, por ocasião da vistoria dos 29 estádios visitados, a Fonte Nova foi apontada como o pior de todos. Após o incidente, foi pedida uma nova perícia, ficando evidente que o estádio não tinha a mínima condição, apresentando ferragens expostas e sua estrutura comprometida e condenada.