"Serpico" by Sidney Lumet, 1973

"Serpico" by Sidney Lumet, 1973

Category: Movies

Genre: Classics

Muitas vezes classificado como um filme policial, "Serpico" é pouco mais ou menos que isso. Interessantíssimo retrato de um período conturbado da história recente de Nova Iorque, onde a "porra-louquice" e a luta pelas liberdades civis caminhava delegacia adentro, criando novos hábitos e quase uma nova força - afinal, "paisanos" como Frank Serpico abandonavam o uniforme antes mesmo de promovidos a investigadores, ficando meio acéfalos e à deriva em meio a imenso "mar" de corrupção. Tempos que não voltam mais, em que interrogatório era na base do pescoção e os hoje venerados NYcops faziam caixa-dois para complementar o salário. Tempos em que alguém poderia ser tão honesto, mas tão honesto, que se torna mais que um personagem, verdadeiro arquétipo.

É, o filme é maniqueísta, sim, mas bate na veia quando nos diz que "não pode haver corrupção sem conhecimento e envolvimento de instâncias superiores" e que "comitês independentes que investiguem a corrupção entre policiais tornaram mais fácil a assimilação de jovens policiais pela corporação sem que os mesmos sejam constrangidos desde o vero primeiro dia a compactuar com ela". Ou algo que o valha, estou citando de cor.

Grande programa para uma madrugada de sábado, só não ganha 5 estrelinhas por um certo bom-mocismo burguês.

Renato van Wilpe Bach
Enviado por Renato van Wilpe Bach em 09/08/2008
Código do texto: T1120829
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.